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sábado, 6 de abril de 2013

Marketing: Mesmo que ninguém nunca clique, propagandas no Facebook são cada vez mais lucrativas




Você pode pensar que o fato de nunca ter clicado – e de não conhecer ninguém que o tenha feito – em uma propaganda no Facebook faz com que eles estejam perdendo tempo (e dinheiro) com a estratégia. Se você acha isso, você não só está errado como, muito provavelmente, é o público-alvo dessas propagandas.
A verdade é que os clicks são o de menos. Você está vendo a propaganda e ela está te influenciando, não importa o quanto você se esforce para ignorá-la. Exatamente como na televisão. Não à toa, especialistas acreditam que o Facebook pode virar a maior mídia do mundo também para fins publicitários.
Recentemente, Zuckerberg encomendou uma análise de 60 campanhas publicitárias no Facebook. 70% delas deram à marca anunciante o triplo do dinheiro gasto com propaganda na rede social – em metade das campanhas analisadas o retorno foi 5 vezes maior que o valor investido. Das pessoas que compraram produtos anunciados no Facebook, apenas 1% clicou na propaganda.
Para ter certeza que a propaganda em seu site daria certo, Mark Zuckerberg fechou um acordo com uma empresa chamada Datalogix. A parceria funciona assim: a Datalogix tem um banco de dados dinâmico com informações de 100 milhões de consumidores americanos. Quando um americano compra algo no supermercado, ele costuma ter em mãos uma espécie de cartão de fidelidade que oferece descontos. Nesse cartão estão suas principais informações pessoais; assim que você sai da loja, a Datalogix tem seu nome, seu endereço e sua idade de um lado – e tudo que você comprou do outro. A partir do momento que essa informação é passada para uma rede social que, a rigor, é o maior banco de dados do mundo, tudo fica mais fácil. O Facebook não está só aproximando amigos: está aproximando gente que compra as mesmas coisas.
Imaginar o Facebook e a Datalogix revirando algoritmos sobre o seu padrão de consumo pode perturbar um pouco, mas essa ideia não é totalmente maquiavélica. Ela pode evitar que anúncios que não tem a nada a ver com você apareçam na sua timeline, assim como, em última estância, simplesmente não publicar nenhum conteúdo pago em seu feed – isso se você for, de fato, 100% imune à magia dos publicitários.

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