Header

terça-feira, 28 de junho de 2011

FORD IOSIS MAX CONCEPT: VEÍCULO MULTIUSO DO FUTURO

http://www.crossbrasil.com.br/images/stories/junho3/iosis.jpg

O Ford Iosis Max Concept, mostrado no Salão Internacional do Automóvel de Buenos Aires, é um veículo multiuso (VMA) que traz propostas surpreendentes de desenho externo e interno, avançando na linguagem de design Kinetic da Ford para expressar energia em movimento. Ele é resultado de uma interpretação renovada desse estilo, trazendo ao mesmo tempo um novo nível de eficiência, com motorização que incorpora a tecnologia EcoBoost e soluções originais para oferecer flexibilidade e praticidade.

Um dos destaques é a abertura das portas traseiras. Elas correm lateralmente e para trás, facilitando a entrada e saída em espaços reduzidos, como por exemplo em estacionamentos estreitos, onde os carros ficam muito próximos e deixam pouco espaço para as portas tradicionais.

Para aumentar a flexibilidade, o Ford Iosis Max Concept eliminou a coluna B da sua estrutura, proporcionando uma abertura ampla e generosa para a bagagem quando as portas dianteiras e as portas corrediças traseiras estão abertas. Junto com os assentos flutuantes, elas transformam o Ford Iosis Max Concept em um veículo capaz de transportar objetos volumosos e de difícil manuseio, que podem ser facilmente deslizados pelo chão da cabine ou por cima dos bancos traseiros.

Kinetic Design

O desenho externo amplia os limites do design Kinetic para expressar leveza e eficiência. O Ford Iosis Max Concept tem um perfil elegante, de estilo cupê, que o diferencia do aspecto quadrado dos veículos multiuso convencionais. A sensação de leveza é reforçada pelas amplas superfícies envidraçadas, que permitem ver a estrutura do teto.

A coluna C, com seu desenho único de "pilar voador", oferece uma vantagem adicional, já que funciona também como spoiler, direcionando o fluxo de ar mais próximo do vidro da porta traseira para otimizar a aerodinâmica. Na frente, o Ford Iosis Max se destaca pela grade inferior trapezoidal, uma das características do design Kinetic, que neste caso tem a particularidade de contar com três barras horizontais cromadas, dando maior presença e aparência mais dinâmica ao veículo.

No interior, o Ford Iosis Max Concept acompanha a evolução do design Kinetic da carroceria, incorporando formas dinâmicas e materiais inovadores para criar um ambiente luminoso, marcante e com espaço generoso. Um dos destaques é a estrutura tipo espinha dorsal que percorre todo o seu interior, desde o para-brisa até o compartimento traseiro de carga. Essa estrutura suporta o console central, o apoio de braço central e os quatro assentos, que ficam suspensos, gerando nos passageiros a sensação de estar flutuando no ar.

O console central, de toque macio, tem uma superfície contínua que começa no painel de instrumentos e se prolonga à medida que avança até os assentos traseiros. O console também funciona como tela "touch-screen", onde são controlados todos os sistemas do veículo, incluindo o GPS, chamadas telefônicas e conteúdos variados.

Um controle giratório localizado no console permite ao motorista navegar pelas principais funções, enquanto um controle similar a um mouse de computador, no apoio de braço central, fornece a alternativa de navegar de forma rápida pelos diferentes menus.

Aplicação de tecnologias

O conceito é, também, um exemplo de aplicação da tecnologia mais recente desenvolvida para reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2 sem comprometer a performance. Ele é equipado com motor EcoBoost 1.6 a gasolina de quatro cilindros, sistema Auto Start-Stop, alternador inteligente e transmissão automática Ford PowerShift de seis marchas com dupla embreagem, com desempenho projetado para otimizar a eficiência do combustível. As simulações realizadas mostram que as suas emissões de CO2 podem ser reduzidas até a marca de 125g/km.

Fonte: Cross Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário