Header

terça-feira, 29 de março de 2011

Puericultura Leve

CONHEÇA A CATEGORIA

Produtos de puericultura leve proporcionam ao varejo uma margem de lucro superior a 50%, razão pela qual são geradores de lucro. Quem afirma é a fornecedora Lillo, acrescentando que a compra ocorre muitas vezes por impulso. Ela defende que a categoria também pode desempenhar o papel de rotina. Os atributos valorizados em chupetas são formato do bulbo e do escudo e o material. Já em mamadeiras são resistência, formato do bico e facilidade de higienizar.

A Lillo recomenda promover o segmento de acessórios, pois nele não há restrição legal de divulgação. Com isso, consegue-se alavancar vendas de outros produtos de puericultura. Para isso, uma alternativa são pontos extras.
http://www.sm.com.br/publique/media/GPS_2010_B_Puericultura_Leve_img_01.jpg
http://www.sm.com.br/publique/media/GPS_2010_B_Puericultura_Leve_img_02.jpg

EXPOSIÇÃO RECOMENDADA

• O melhor local para a exposição dos produtos da categoria é no mundo, cantinho ou espaço do bebê

• Exponha os itens da mesma categoria na posição horizontal. No caso dos bicos, comece com os itens de látex, depois com os de silicone

• Já com as chupetas, inicie a exposição com os itens voltados para menores de 6 meses, depois para maiores de 6 meses. Entre as versões, as chupetas tradicionais devem vir antes das ortodônticas, sempre no fluxo do corredor

• Exponha as mamadeiras das menores para as maiores, partindo da coleção mais barata para a mais cara. Procure expor itens da mesma coleção e categoria sempre juntos. Isso estimula a compra por impulso

Fonte: Lillo

Perfil do Shopper* Participação % em Vendas
Mulheres 90%
Homens 10%
13 a 25 anos 33%
26 a 45 anos 53%
46 a 60 anos 10%
Acima de 60 anos 4%
Classe A 8%
Classe B 12%
Classe C 35%
Classes D/E 45%

Fonte: Lillo

ÁRVORE DE DECISÃO
Veja, por ordem de raciocínio, o que o shopper mais valoriza na categoria
Classes A/B Classes C/D/E
EFICÁCIA PREÇO
RECOMENDAÇÃO MÉDICA EFICÁCIA
PREÇO RECOMENDAÇÃO MÉDICA

Fonte: Lillo

(*) Para mais informações sobre gerenciamento por categoria, clique aqui.
(**) Confira aqui os capitães de categorias.

Fonte: Supermercado Moderno

Nenhum comentário:

Postar um comentário