CONHEÇA A CATEGORIA
Produtos de puericultura leve proporcionam ao varejo uma margem de lucro superior a 50%, razão pela qual são geradores de lucro. Quem afirma é a fornecedora Lillo, acrescentando que a compra ocorre muitas vezes por impulso. Ela defende que a categoria também pode desempenhar o papel de rotina. Os atributos valorizados em chupetas são formato do bulbo e do escudo e o material. Já em mamadeiras são resistência, formato do bico e facilidade de higienizar.
A Lillo recomenda promover o segmento de acessórios, pois nele não há restrição legal de divulgação. Com isso, consegue-se alavancar vendas de outros produtos de puericultura. Para isso, uma alternativa são pontos extras.EXPOSIÇÃO RECOMENDADA
• O melhor local para a exposição dos produtos da categoria é no mundo, cantinho ou espaço do bebê
• Exponha os itens da mesma categoria na posição horizontal. No caso dos bicos, comece com os itens de látex, depois com os de silicone
• Já com as chupetas, inicie a exposição com os itens voltados para menores de 6 meses, depois para maiores de 6 meses. Entre as versões, as chupetas tradicionais devem vir antes das ortodônticas, sempre no fluxo do corredor
• Exponha as mamadeiras das menores para as maiores, partindo da coleção mais barata para a mais cara. Procure expor itens da mesma coleção e categoria sempre juntos. Isso estimula a compra por impulso
Fonte: Lillo
Perfil do Shopper* | Participação % em Vendas |
---|---|
Mulheres | 90% |
Homens | 10% |
13 a 25 anos | 33% |
26 a 45 anos | 53% |
46 a 60 anos | 10% |
Acima de 60 anos | 4% |
Classe A | 8% |
Classe B | 12% |
Classe C | 35% |
Classes D/E | 45% |
Fonte: Lillo
ÁRVORE DE DECISÃO | |
---|---|
Veja, por ordem de raciocínio, o que o shopper mais valoriza na categoria | |
Classes A/B | Classes C/D/E |
EFICÁCIA | PREÇO |
RECOMENDAÇÃO MÉDICA | EFICÁCIA |
PREÇO | RECOMENDAÇÃO MÉDICA |
Fonte: Lillo
(*) Para mais informações sobre gerenciamento por categoria, clique aqui.
(**) Confira aqui os capitães de categorias.
Fonte: Supermercado Moderno
Nenhum comentário:
Postar um comentário