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segunda-feira, 21 de março de 2011

Classes mais baixas impulsionam o crescimento do consumo, diz Nielsen

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Pesquisa feita pela consultoria Nielsen aponta que, assim como vem acontecendo na classe C, brasileiros das classes sociais mais baixas estão ajudando a impulsionar o crescimento do consumo. De acordo com o levantamento, que analisou o aumento de penetração de 51 categorias de produtos (nos segmentos de alimentos e bebidas, higiene e limpeza), 65% dos novos lares consumidores pertencem às classes C2 (renda familiar média de R$ 933), D e E (renda familiar até R$ 618).

Segundo a Nielsen, essas parcelas de consumidores estão aderindo a novas categorias ou adquirindo produtos de maior valor. Algumas das categorias que mais se destacaram entre as famílias de menor renda são as tinturas para cabelos e shampoos, além de água de coco, bebidas à base de soja, leite fermentado e biscoito.

O universo de produtos auditados pela Nielsen abrange 139 categorias, que representam 6% do PIB nacional (R$ 215 bilhões). Foi verificado, nessas categorias, um crescimento de 5,7% no consumo em 2010. Os crescimentos mais significativos foram registrados nos setores de bebidas não alcoólicas (9,6%) e de perecíveis (9,3%).

A pesquisa aponta que os hipermercados perderam participação junto às classes C, D e E pelo segundo ano consecutivo. Em contrapartida, os canais de venda que estão ganhando a preferência desses brasileiros são os “atacarejos”, lojas que operam no sistema de atacado, mas que também vendem para o consumidor final.

Fonte: Cosmetic Online

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