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quinta-feira, 17 de março de 2011

Volvo do Brasil faz balanço de 2010 e apresenta novidades para 2011

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No último ano, pela segunda vez consecutiva, a Volvo do Brasil (Fone: 0800.411050) representou o maior mercado da montadora sueca em todo o mundo. No período, a companhia comercializou 18,3 mil caminhões pesados e semipesados no mercado latino-americano, sendo que deste total 16,2 mil foram vendidos no Brasil.

O alto índice de vendas refletiu no faturamento de R$ 6,8 bilhões, superando os R$ 3,9 bilhões registrados em 2009 e os R$ 5,6 bilhões de 2008, ano que detinha o recorde e foi superado pelo faturamento de 2010. “A atividade econômica em diferentes setores, como a construção civil, os investimentos em infraestrutura, a oferta de crédito e o bom desempenho da agricultura colaboraram decisivamente para atingir estes excelentes resultados”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo do Brasil.

Em termos de vendas, na linha F, de acordo com o gerente Bernardo Fedato Jr., o FH 440cv foi o destaque, enquanto a linha VM de caminhões pesados e semipesados comercializou cerca de 5.000 unidades, segundo o gerente responsável, Reinaldo Serafim. Quando o assunto é manutenção, Carlos Pacheco, gerente de pós-venda da montadora, revela que o ano também foi ótimo. “Terminamos o ano com 14,3 mil programas de manutenção ativos. A cada dez veículos vendidos, cinco saíram com alguma modalidade de contrato de manutenção”, diz, justificando a satisfação com o desempenho.

Quem também atesta a boa fase nos negócios do Grupo é a Volvo Financial Services Brasil, responsável pelo financiamento dos produtos da marca no mercado brasileiro, que fechou 2010 com um crescimento de 40% no volume de novos financiamentos de caminhões, ônibus e equipamentos de construção. “Encerramos o exercício com uma carteira gerenciada de R$ 3,1 bilhões, ante R$ 2,3 bilhões do ano anterior”, conta Carl Hörnestam, presidente da unidade.

A aposta da Volvo do Brasil é que em 2011 os negócios continuem na curva ascendente e, segundo Alm, o início já foi muito bom. “Só em janeiro já contratamos 170 colaboradores e fechamos uma venda de 233 caminhões para a ReiterLog”, informa, sem esquecer de citar que a abertura de novas concessionárias, como a que o Grupo AutoSueco acaba de inaugurar em Guarulhos, SP, e a Dicave, em Mafra, SC, também aumentam as expectativas de crescimento.

E na iminência de bons ventos para 2010, a companhia está ciente de que precisa investir. Com aporte inicial de R$ 25 milhões, irá iniciar a fabricação em território brasileiro do motor de 11 litros de seus caminhões e das caixas de câmbio eletrônicas I-Shift, que até então eram importadas da unidade fabril de Köping, na Suécia, sede mundial do Grupo Volvo. “A caixa I-Shift tem tido uma fantástica aceitação no Brasil e nos demais países da América do Sul. Ela já equipa 60% dos caminhões da linha F que saem da linha de montagem”, declara Nilton Roeder, responsável pela Volvo Powertrain na América do Sul, que fará a montagem das caixas.

Quando foi lançada, em 2006, a I-Shift representava menos de 3% das vendas dos caminhões da linha F, que foram lançados simultaneamente. O aumento de 57% na comercialização do produto é reflexo da aceitação do mercado, segundo o gerente de planejamento estratégico da Volvo do Brasil, Sérgio Gomes. “Há uma substancial diminuição do consumo de combustível. Esta economia pode ser de 3% a 5% em relação a veículos equipados com caixa de câmbio manuais”, garante.

Outra importante novidade anunciada pela companhia é a construção de um novo centro de logística de peças de reposição em Curitiba, PR, onde está localizado o complexo industrial brasileiro da Volvo. “É um investimento que tem o propósito de reforçar a distribuição de peças no mercado nacional e também na América Latina. Com ele, vamos agilizar os processos”, comenta Alm.

A nova estrutura receberá investimento de aproximadamente R$ 50 milhões e terá 28.200 m², sendo 22.000 m² somente para armazenagem. Segundo Paulo Turci, gerente de projetos da Volvo Parts na América do Sul e responsável pela implantação do novo centro, o local contribuirá para a implantação de um sistema global de gerenciamento da cadeia de suprimentos, que vai revolucionar a gestão da cadeia de peças de reposição, interligando os centros logísticos centrais da corporação espalhados por diferentes continentes.

Em todo o mundo, a Volvo tem apenas cinco estruturas logísticas deste tipo: Estados Unidos, Bélgica, Suécia e Coreia do Sul são os outros países que abrigam centros responsáveis pela movimentação, administração e envio de peças de reposição para distribuidores domésticos e para outros mercados internacionais onde a Volvo está presente.

Apesar do anúncio das novidades, os executivos da montadora relutam em informar prazos, datas e projeções detalhadas. O centro de logística de peças de reposição, por exemplo, deverá ficar pronto ainda em 2011, mas não se sabe quando. Sobre as expectativas de vendas, eles não revelam detalhes, mas garantem que são muito boas.

“Somente no triênio que termina em 2011 a Volvo está investindo US$ 250 milhões na atualização e ampliação da linha de veículos e em melhorias no parque fabril. Os R$ 50 milhões anunciados para o centro de logística serão usados em obras civis e na compra de equipamentos”, informa Alm.

Fonte: Portal Log Web

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