Atualmente, existem diversas definições acerca do que é um blog, que segundo Cipriani (2006) não há uma definição correta, uma vez que essa ferramenta adquiriu várias finalidades com o passa do tempo. Em uma definição genérica, o blog é uma página da web, de fácil manipulação referente à inserção de conteúdo, o que o torna uma fonte de comunicação, ou simplesmente um diário on-line.
Mas nem tudo é graça ou aparenta brincadeira. Alguns blogs são escritos por jornalistas, profissionais e estudantes e possuem uma linha séria de pesquisa ou exposição de críticas, outros fornecem informações específicas sobre um nicho de mercado, ou fazem parte da comunicação de marketing das empresas. (CIPRIANI; 2006, p. 28).
Segundo Cipriani (2006), o blog proporciona um poder de comunicação bidirecional instantâneo, com um alto valor agregado, porque possui leitura agradável, custa muito pouco, é de fácil navegação, disponibiliza a troca de comentários e links, é personalizado e permite a criação de uma comunidade em torno de um tema.
Desta forma, percebe-se a possibilidade da utilização dos blogs como forma de intensificação do uso de relações públicas, pois possuem uma comunicação aberta e de fácil acesso para jornalistas e mídia em geral. Ainda, com a utilização dos blogs, é possível reunir pessoas com interesse em comum acerca de um determinado assunto, criando em torno de si, uma fonte de informação sobre determinado assunto.
[...] o conteúdo precisa sempre ser voltado a um segmento de clientes. Se sua empresa fabrica cadeiras, abra espaço para dicas de decoração ou publique projeto de clientes. [...] Se você presta serviço de seguros de automóveis, promova curiosidades da vida sobre quatro rodas ou explore as notícias do trânsito de maneira bem humorada. (CIPRIANI; 2006, p. 40).
Assim, acredita-se que a interatividade proporcionada pelos blogs o torna uma poderosa ferramenta de mídia alternativa, pois, ao mesmo tempo em que ele abre informação e cria em torno de si uma rede de usuários, simultaneamente agrega valor à empresa e fortalece sua marca, tornando-a uma referência no assunto abordado no blog.
O que os blogs compartilham com a mídia tradicional é seu “poder de influência”, que tanto pode ser limitado a um punhado de fãs incondicionais quanto atingir milhares de pessoas todos os dias. Há casos em que os blogs especializados têm mais leitores do que, por exemplo, algumas revistas setoriais impressas. (ORDUÑA...[et al.]; 2007, p. 145).
Diferentemente de um website, o blog possui uma característica espontânea, e de leitura agradável, deduz-se que o excesso de formalidade poder dificultar a interação com público, já que o mesmo fará o papel de comunicador, falando diretamente com o seu público alvo, e não uma vitrine virtual com finalidade exclusiva de promover uma publicidade direta.
Fonte: Mundo do Marketing
Nenhum comentário:
Postar um comentário