A queda de cabelo é um dos assuntos que mais preocupa homens e mulheres. As entradas e os fios fininhos são os principais sinais de que alguma coisa está errada com o organismo.
O cabelo pode revelar níveis de estresse, consumo de drogas ou até mesmo os riscos de um ataque cardíaco. É o que revelam estudos conduzidos pelo médico israelo-canadense Gideon Koren, da University of Western Ontario. Na sequência de um estudo feito por um colega há uma década, que mostrou que o cortisol produzido pela glândula suprarrenal está presente no cabelo humano, Koren decidiu estudar a relação entre os níveis de cortisol e os níveis de estresse. “Como o cortisol é um conhecido biomarcador de estresse e como o cabelo cresce cerca de um centímetro em um mês, pensei que poderia medir o estresse crônico ao longo do tempo”, diz, acrescentando que sua pesquisa o levou a um novo marcador biológico que “pode ser usado para ajudar a prevenir ataques cardíacos.”
Num estudo realizado em 2008 e 2009, Koren testou sua teoria no Hospital Meir, em Kfar Saba (Israel), onde ele tomou amostras de cabelo de 120 homens. Os membros da equipe de pesquisa analisaram o 1,2 centímetro de cabelo próximo ao couro cabeludo, e usando a mensuração do nível de cortisol, fizeram um “registro de estresse” que abrangia os últimos três meses. O estudo confirmou as teorias de Koren: aqueles que sofreram ataque cardíaco apresentaram níveis significativamente mais altos de cortisol em seus cabelos.
Fonte: portal.belezarevelada.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário