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segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Experts apresentam novos caminhos da comunicação

Storytelling e marketing de causa são algumas das estratégias em evidência globalmente; conceitos foram abordados no New Brand Communication

Os palestrantes do segundo dia da 2ª edição do New Brand Communication, que começou nesta terça-feira (20) e termina na quinta-feira (22), mostraram como novas formas de abordagem ao consumidor estão ganhando cada vez mais espaço nas estratégias globais de marketing das empresas e como a internet tem papel fundamental neste cenário.

Mike Geiger e William McGinnes, diretores de criação da Goodby Silverstein and Partners de São Francisco, criadores da famosa campanha “Got Milk”, falaram sobre como o marketing de causa está ganhando mais relevância. Para Häagen-Dazs, a agência criou uma campanha integrada para lançar o novo sabor Vanila honey-bee e elevar as vendas do sorvete, que estavam em queda.

A campanha focou na causa do combate ao desaparecimento das abelhas, com a criação de comercial, anúncios, viral, entre outras peças. “A campanha foi um sucesso, uma semana depois do seu lançamento, os produtores foram ao Congresso para buscar recursos. O objetivo dessas campanhas é elevar a audiência das marcas e também engajar as pessoas em alguma causa”, destacou McGinness.

Benjamin Palmer, co-fundador e CEO da Barbarian Group, em Nova York, que desenvolveu a campanha Burger King Subservient Chickken (o frango subordinado do Burger King), ressaltou em sua palestra “Marcas que fazem o bem” a importância e força do storytelling (conceito em alta, são histórias criadas e contadas por marcas e pessoas na mídia, principalmente na internet) como forma de uma marca impressionar e aumentar a audiência. “A internet é sempre seu cliente, se o objetivo primário é envolver o consumidor. Muitas marcas, como HBO, por exemplo, estão investindo fortemente na criação de conteúdos e vídeos na web”, falou.

Maurício Mota, co-fundador da The Alchemists, do Rio de Janeiro, que se apresentou na sequência, reforçou a tese de Palmer, observando que a história, o conteúdo, tem de ser muito bem construído para atingir os objetivos desejados. “Independente da plataforma, as pessoas não se envolvem com histórias ruins”, destacou.

Entre outros palestrantes do encontro, estavam Joshua Green, pesquisador de mídia do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Tim Lucas, da TWRAmerica Londres, Alex West, da Mother, e Engin Celikbas, diretor e sócio da KesselsKramer (Amsterdam), e Richard Walker, diretor de criação da KK Outlet, inaugurada em Londres no último ano. O New Brand Communication é organizado pela Good People Share, rede de relacionamento global.

por Kelly Dores

Fonte: PropMark

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