
Segundo o levantamento, 30% das pessoas ouvidas acreditam que as mudanças serão efetivas e outros 42% concordam "em parte" que a crise trará mudanças significativas e duradouras no estilo de vida. Para 91% dos entrevistados, a crise fará com que o consumidor fique ainda mais exigente. Dentre os consumidores que modificaram hábitos em função da crise, 29% mudaram a relação com o consumo, tornando-o mais consciente. Em linhas gerais, 79% dos entrevistados admitem que estão pesquisando mais antes de comprar.
Quanto ao futuro, o levantamento demonstra certo pessimismo nessa parcela da população – apenas 14% dos entrevistados acreditam que “o Brasil sairá fortalecido” das turbulências econômicas. Contudo, para 84% dos entrevistados, escolher produtos nacionais no momento da compra é uma das formas “corretas” de ajudar o país a enfrentar os efeitos da crise.
A pesquisa Odes 2009 foi realizada entre fevereiro e março deste ano. Foram entrevistados 614 consumidores das classes A e B, com formação superior e economicamente ativos.
Fonte: Cosmetics & Toiletries
Nenhum comentário:
Postar um comentário