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quinta-feira, 27 de maio de 2010

Marketing na indústria gráfica: imprimindo resultados

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Um estudo realizado pelo Sebrae em conjunto com a Abigraf, em meados do ano passado, traz um retrato do mercado gráfico brasileiro sob vários aspectos. Entre eles, a pesquisa apurou como andam as ações de marketing neste universo de 1.200 empresas ouvidas. Segundo os dados apurados, 45% das gráficas do país não fazem nenhum tipo de ação de marketing e, quem faz, não realiza a tarefa de maneira estratégica ou sistemática. Neste caso, são ações simples, que envolvem – na grande maioria dos casos – apenas propaganda.

Infelizmente os termos marketing e propaganda ainda se confundem no dia-a-dia das empresas. Propaganda é, sem dúvida, uma das ferramentas do marketing. Porém, as ações de marketing vão muito além da propaganda e englobam desde estudos e criação de produtos até estratégias para distribuição e resultado de vendas, além de treinamento de funcionários para obter excelência no atendimento ao cliente.

O marketing moderno trabalha como um potencializador de vendas, sempre ao lado das equipes comerciais. O escritor sobre comunicação e marketing, Mario Persona, em sua palestra “O caminho para o sucesso: novas tendências e estratégias de marketing para vender mais e melhor”, afirma que em um mercado em constante mutação é importante também mudar a maneira como a empresa se relaciona com sua demanda. As pessoas mudaram o modo de comprar, mas nem todas mudaram o modo de vender. Hoje a preocupação não é apenas conquistar novos clientes porque a conquista é fugaz. Os clientes devem ser convencidos de que seu produto é melhor do que o da concorrência. E não apenas no ato da compra, mas em longo prazo também. Como em um casamento feliz, esta conquista deve ser diária.

Mas para agir desta maneira, a empresa precisa ter – antes de tudo – bons produtos a oferecer. Porque só dá liberdade ao potencial comprador quem sabe que ele vai olhar, comparar e certificar-se – por si só – de que a melhor relação custo-benefício está ali, sob a sua marca. Não há como fazer marketing sério sem ter o que expor na vitrine.

*Elaine Almeida é gerente de marketing da Ferrostaal.

Fonte: professionalpublish.com.br

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