Header

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Crianças se preocupam pouco com sustentabilidade no Brasil

http://www.jobajob.com.br/wp-content/uploads/2011/01/plantando.jpg

O canal de TV por assinatura Nickelodeon, destinado ao público infantil e infanto-juvenil, realizou uma pesquisa em toda a América Latina, cujo título é “Geração 5.0 – Os Novos Pilares da Infância”. O estudo mostrou dados sobre prática esportiva, criatividade e preocupação com o meio ambiente.

Após ouvir crianças e mães do Brasil, Argentina, Chile, México, Colômbia, Venezuela e Peru, a constatação a que a pesquisa chegou é de que os brasileiros são os menos preocupados com o meio ambiente. O ranking desse fator teve como destaque o México, com 84% de suas crianças preocupadas com a natureza e a sustentabilidade. A sequência se deu com Venezuela (73%), Colômbia e Chile (70%), Argentina (68%) e em último lugar o Brasil, com somente 56%.

As entrevistas mostraram também, que mesmo sem saber exatamente o que fazer em relação ao tema, elas colocam algumas ações simples em prática. Não jogar lixo na rua, desligar a torneira enquanto escovam os dentes, não ultrapassar 15 minutos no banho, cuidar da natureza e não imprimir coisas desnecessárias são coisas que já fazem parte do estilo de vida de muitas crianças.

Os outros temas abordados na pesquisa trazem alguns resultados positivos, como o respeito pela diversidade. Aproximadamente 95% das mães entrevistadas disseram estimular seus filhos a respeitarem pessoas com deficiências e 73% delas alegam preferir que as crianças tenham contato com pessoas de diferentes classes sociais.

Em relação à prática esportiva os números não foram tão positivos. Apenas 50% das crianças entrevistadas jogam futebol, enquanto 87% exercem a atividade apenas no mundo virtual através de vídeo games. Além disso, a conclusão é de que as escolas, que deveriam ser os locais onde as crianças praticam mais atividades físicas, não têm investido e priorizado essa área.

Fonte: JobaJob

Nenhum comentário:

Postar um comentário