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terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Como trabalhar (melhor) com os Jovens
Os marketeiros e demógrafos costumam classificar determinados grupos de consumidores pelo ano do seu nascimento.
Tudo começou com os “baby boomers” nascidos no pós guerra. Os soldados eufóricos e vitoriosos encontraram de volta ao lar, as moças. Depois de muito suor e sofrimento estavam ambos repletos de amor para dar e receber.
O resultado alguns ‘nove meses” depois foi a maior explosão demográfica registrada na historia da Europa e dos EUA.
A geração dos baby boomers foi responsável pela revolução sexual dos anos 70, pela formação do pensamento filosófico existencialista contemporâneo (o tal movimento de 68 que explodiu na Europa), por abrir caminhos para a liberdade total de expressão da sociedade ocidental e por deixar as coisas “muito fáceis” para a minha geração, nascida entre 60 e 70 também chamada de Geração X.
Hoje os baby boomers estão em plena terceira idade e consumindo viagens como loucos: não como velhos, mas como pessoas ativas, aptas e MUITO dispostas.
Os jovens que hoje vemos chegar pedindo emprego em nossa empresa pertencem a Geração Y. Nascidos entre os anos 80 e 90. Eles são globais e bipolares: apreciam e respeitam – por exemplo – a liberdade sexual mas preservam os valores familiares.
Trabalhar com alguém de uma geração diferente já é desafiador, mas com os Gen Ys pode ser particularmente confuso.
A Harvard Business Review, destaca três características marcantes e dá algumas dicas sobre como trabalhar com eles, e não contra eles:
1) Eles são imediatistas podendo parecer impacientes ou ate mesmo hiperativos e desconcentrados. Mas eles podem muito bem ser aproveitados para tarefas que demandem respostas e entregas em um ritmo extremamente rápido.
2) Eles são informais e tendem a interagir super à vontade com qualquer pessoa em qualquer nível hierárquico da empresa. Isso pode parecer “by pass” principalmente quando você é o chefe. Mas deve ser incentivado. Apenas mantenha-os sempre atualizados sobre os limites dessa liberdade.
3) Eles aprendem com os outros. Para executar uma nova tarefa, Gen Ys observam atentamente como os todos trabalham e muitas vezes gostam de interagir com outros departamentos ou empresas . Isso pode parecer dispersão mas esse instinto de cooperação deve ser encorajado.
Como se já não bastasse, dar oportunidade de trabalho e abertura para esses jovens é uma maneira de entender o consumidor de amanhã. Certamente ele vai comprar nossos produtos e serviços diferentemente da maneira como compramos hoje e o laboratório pode estar dentro da sua empresa.
Fonte: blog.panrotas.com.br
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