Header
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Cinquenta Vestidos Que Mudaram o Mundo
Sugestão de livro: "Cinquenta Vestidos Que Mudaram o Mundo", organizado pelo Desing Museum de Londres, com tradução de Cecília Martins e editado no Brasil pela Autêntica Editora.
Do Delphos Plissado de 1915, assinado por estilista espanhol Mariano Fortuny e terminando com o de LED de Hussein Chalayan, em 2007, a obra é uma deliciosa viagem na história de alguns dos principais vestidos produzidos entre os séculos XX e começo do XXI.
Alguns ícones, como o New Look, revolucionário estilo criado por Christian Dior em 1947, o Mondrian, de Yves Saint Laurent, de 1965 e o minivestido de Mary Quant, também de 1965 estão ao lado de figurinos hollywoodianos, como o pretinho básico (nem tão básico assim…) Givenchy usado por Audrey Hepburn no filme “Bonequinha da Luxo”, de 1961 ou o esvoaçante frente única branco de Marilyn Monroe em “O Pecado Mora Ao Lado”, de 1955.
Apesar de sentir falta de alguns (nada de Balenciaga, Paul Poiret ou Jean-Paul Gaultier), o livro é delicioso, com ótima descrição de cada vestido ao lado de fotos.
Com uma linguagem acessível, o Cinquenta Vestidos… é indicado a estudantes, profissionais ou simplesmente fãs da história da moda.
Fonte: MondoModa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário