Header

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Peugeot lança estúdio global de design

http://www.brasilengenharia.com/portal/images/stories/noticias/industria/peugeot_design.jpg

Famosa pelas linhas de seus carros, agora a Peugeot expande seus traços também para fora da linha automobilística. A multinacional francesa lançou um estúdio de design voltado para outras marcas e clientes, exceto obviamente montadoras. O Peugeot Design Lab terá três sedes, em São Paulo, Paris e Xangai. O estúdio foi idealizado a partir do impulso da nova identidade da marca do grupo PSA Peugeot-Citroën, usando o know-how de seus profissionais em outros produtos. Toda a imaginação e a criatividade dos designers, aliadas ao rigor e à exigência requeridos para a criação de um automóvel, serão aplicados para o desenvolvimento de produtos e serviços para clientes externos em todo o mundo, declarou Vincent Rambaud, diretor mundial da Peugeot.

O gerente do projeto será Cathal Loughnane, irlandês que está há 12 anos trabalhando como designer do grupo PSA. Como modelo de negócio, a Peugeot informa que ele terá algumas variações. Os projetos serão de longo prazo e o investimento pode vir diretamente do cliente, mas também há a opção de um co-investimento e até co-branding compartilhado entre o Peugeot Design Lab e da marca do parceiro. O estúdio trabalhará com um fundamento chamado de Brand Design Global, e em diversas algumas frentes para seus clientes.

Entre elas está a criação e formatação de uma marca, incluindo filosofia, gráficos, logotipo e identidade visual; concepção de produtos em 2D e 3D e até a modelagem física, pesquisa criativa e análise do processo criativo; industrialização e estudo de viabilização do protótipo; e comunicação, esta última envolvendo materiais visuais e eventos relacionados para destacar o valor dos produtos, além de recomendações sobre ângulos de visão, fotografias, locais, ambientes, modelos, apresentação destes.

Para a Peugeot, os automóveis são objetos com alta complexidade em seu design, o que dá embasamento para os profissionais da marca. O desafio para os designers de automóveis é ambicioso: antecipar expectativas cada vez maiores de qualidade, segurança e conteúdo, enquanto se prepara para dar um passo à frente no projeto com um estilo que é inovador, atraente e diferente, afirmou Gilles Vidal, diretor de estilo da montadora.

Fonte: Semi Novos

Nenhum comentário:

Postar um comentário