Aumenta a cada dia o número de marcas promovendo concurso cultural como tentativa de aumentar número de fans, seguidores e acesso para vender mais
  Cresce a cada dia o número de empresas promovendo ações de Marketing  nas redes sociais. Elas reconheceram a importância de manter contato  com seus clientes e potenciais consumidores no ambiente digital, mas  ainda não perceberam o principal: não há como se relacionar com as  pessoas se não meio da conversa. Muitas levam para os canais sociais o  velho hábito da mídia tradicional  e de massa: fazer promoção e deixar as pessoas falando sozinhas.
 
 O Facebook tem sido o ambiente preferido das marcas. São inúmeros os  casos de concursos culturais realizados por empresas, a cada instante,  na maior rede social do mundo. É a febre do momento. Por dia, chegamos a  receber pelo menos 10 sugestões de pauta relacionadas a empresas  promovendo ações promocionais em suas fan pages. Muitas delas têm como  objetivo apenas aumentar o número de seguidores, afinal, este é o  principal foco quando pedem para curtir sua página. Poucas têm como meta  aumentar o relacionamento com seus consumidores online.
 
 Relacionar-se com os clientes e potencias clientes pelas redes sociais  passa por oferecer conteúdo de qualidade, relevante, pertinente e útil  que preste serviço ou promova entretenimento, além de responder às  perguntas e participar das conversas. Mesmo assim, aumenta o número de  empresas cujo foco no ambiente digital se resume em fazer ofertas e  liquidações. As principais plataformas criadas por grandes varejistas,  por exemplo, tem como foco principal a venda direta.
 
 Mudança de paradigma
 Na rede social, no entanto, a venda não pode ser direta. Tem que ser  criado um relacionamento, uma conversa para aproximar a marca de seu  target. Mais do que nunca, as pessoas não querem se relacionar com  marcas sem propósito e sem assunto. Ninguém fala sozinho ou de um tema  que não tenha interesse. As empresas precisam ter um propósito em comum  com seus clientes, e promover conteúdo sobre ele. Será que o  profissional de Marketing ainda não percebeu que seus  potenciais consumidores não suportam mais tanta mensagem publicitária?
 
 Essa discussão chega a ser ultrapassada. Mas, é incrível como os erros  se repetem a cada instante. A grande maioria das marcas que está nas  redes sociais parece estar preocupada apenas com o número de seguidores,  de fans e de acesso. Ter um número X, Y ou Z, não é, nem de longe,  medida de sucesso. Falar em engajamento também soa como uma métrica para  mascarar a falta de um resultado claro e eficiente que, no final das  contas, se converta em vendas.
 
 Relacionamento eficaz nas redes sociais ajuda nas vendas, mas não pode  ser confundido com concurso cultural. Ter uma pseudo-sacada criativa e  fazer as pessoas seguirem ou curtirem uma página deveria ser a ponta de  um iceberg de uma estratégia de conteúdo que seja, mais uma vez,  relevante, pertinente e útil para o seu consumidor. Nas redes sociais as  marcas não devem vender, mas, ajudar as pessoas a comprarem.
Fonte: Mundo do Marketing
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