Header

domingo, 16 de agosto de 2009

Vendas de latas crescem 11,2% no primeiro semestre


Número supera expectativa e mostra que a crise internacional não afetou o consumo de bebidas no país

O crescimento das vendas de latas no mercado de bebidas no primeiro semestre de 2009, comparado com igual período de 2008, foi de 11,2%. O resultado revela desempenho excepcional do setor, que obteve aumento de consumo mesmo diante de um cenário econômico fragilizado pela crise internacional. Nos primeiros seis meses do ano foram vendidas 6,67 bilhões de latas, contra 6 bilhões de unidades comercializadas no ano passado.

São vários os motivos que levaram o consumo de latas a superar as expectativas, como o aumento da renda do brasileiro, maior quantidade de feriados e o clima quente no início do ano. Na avaliação do diretor executivo da Abralatas, Renault Castro, uma das causas principais está no fato de que a crise afetou, num primeiro momento, a venda de bens de consumo duráveis como eletrônicos, carros e outros, liberando assim uma parte da renda para a compra de bens de consumo não duráveis - incluindo bebidas em geral.

A embalagem também foi beneficiada pela decisão estratégica da indústria de perceber e acompanhar o crescimento da demanda por latas. ''O investimento do setor na ampliação de sua capacidade de produção, com a abertura de novas unidades fabris em regiões com expansão de consumo, como a região Nordeste, é fator importante na decisão das empresas de bebidas quanto ao seu mix de produtos'', declara Renault. ''Isso evitou uma crise de desabastecimento dando segurança aos produtores de bebidas na escolha pela embalagem'', acrescentou.

Ele acredita, ainda, que a preocupação com o aquecimento global esteja já influenciando o consumo do brasileiro. Dados do Instituto Ethos de 2007 revelam que 77% dos consumidores declaram que a responsabilidade social das empresas afeta sua decisão de consumo. Como a lata é a embalagem de menor impacto ambiental, esta nova percepção do consumidor acaba influenciando positivamente o consumo de bebidas em lata.

Novos formatos atraem consumidores

Foi também apontado crescimento acumulado de 85% no primeiro semestre do ano dos formatos especiais de latas como o latão (473 ml e 500 ml), squat (250 ml), slim (250 ml) e sleek (270 ml e 310 ml). A diversificação nos formatos de latas de alumínio para bebidas tem sido mais um diferencial da indústria para os fabricantes de bebidas que desejam variedade de embalagens de seus produtos - como no caso do vinho, conhaque, sucos e outros. Além disso, atrai consumidores que se interessam pelos novos formatos, apropriados para diferentes ocasiões de consumo.

No caso das cervejas, por exemplo, a lei seca estimulou o consumo domiciliar da bebida, o que favoreceu a venda do produto em lata nos supermercados - principal canal de vendas de bebidas em latas. Segundo a Nielsen, as vendas de cervejas tiveram aumento de 2,9% de janeiro a maio, em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto o consumo nos bares e restaurantes se manteve, a venda da bebida nos supermercados teve crescimento de 8,1% nesse mesmo período, elevando a compra do produto em lata.

Fonte: Guia da Embalagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário