Em sua quarta edição, a pesquisa Kids Experts, realizada pela Turner International do Brasil, investigou os hábitos de comportamento e consumo de mais de 1.000 meninos e meninas entre 8 e 14 anos em todo o Brasil. Trata-se de um público que responde por cerca de 8% da população do país, ou 15 milhões de pessoas. Com um claro foco em socialização, o estudo mergulhou no comportamento e nas atitudes, preferências e tendências de consumo de mais de mil pré-adolescentes. Realizada em maio, a pesquisa contou com estudos qualitativos e quantitativos e mostrou que, para esse público, o melhor amigo é aquele que tem similaridade de gostos (36% das menções), é uma pessoa divertida e inteligente (29%) e é confiável, para quem é possível contar os segredos (24%). Os tweens se envolvem em atividades diferentes com pais e amigos: com os primeiros, assistem à TV (43%) e DVD (31%) em casa, fazem refeições (34%) e saem para lanchar (33%). Já com os amigos, preferem bater papo online (48%), jogar videogame (39%) e conversar, seja pessoalmente ou ao telefone (38%).
O levantamento também identificou algumas tribos, em comentários espontâneos dos participantes. Os esportistas, especialmente para os meninos, são os mais valorizados pelas meninas. Os briguentos (ou bagunceiros) acham legal tirar notas ruins na escola ou receber advertências, pois querem chamar a atenção. Já as patricinhas (ou os playboys) querem “aparecer” e ser populares. Acham que o que elas têm é melhor que o dos outros, e adoram se arrumar, com muitos acessórios e muito brilho. Os nerds são esforçados, prestam atenção na aula e tiram as melhores notas. Têm uma imagem positiva para os mais novos, porém são um grupo excluído para os mais velhos. Os emos são sentimentais, sensíveis e tristes e formam um grupo fechado, que não se mistura com os demais. Os populares são o grupo mais valorizado, do qual todos querem fazer parte.
Outra faceta levantada pela pesquisa foi a importância da moda na vida dos jovens e o quanto ela está relacionada ao status e à influência. O estudo mostra que, independentemente da tribo da qual se faz parte, o importante é ter estilo: 89% dostweens pesquisados diz que considera andar na moda. As meninas compram mais itens que os meninos por mês, em média: produtos para os cabelos duas vezes ao mês e maquiagem 1,2 vezes ao mês, por exemplo. Os meninos, por sua vez, compram produtos para os cabelos em média 1,3 vez e roupas para o dia a dia 0,8 vezes ao mês. Para a média dos tweens, o ato de comprar roupas é acompanhado dos pais, que ajudam a escolher e pagam a conta. Mas conforme a idade passa, a parcela deles que escolhe o guarda-roupa sozinho sobe bastante: de 6% aos 8/10 anos para 25% aos 13/14 anos. Meninas disseram, no estudo quantitativo, que não saem de casa principalmente sem seus celulares (61%). Depois dele, não podem esquecer a maquiagem (58%) e os brincos (55%). O mesmo acontece com os meninos: 50% deles não saem de casa sem seus celulares, enquanto 47% não saem sem boné e 30% sem a carteira.
Fonte: Mercado & Consumo
Prezados,
ResponderExcluirO correto não seria "teens" ao contrário de "tweens"? Ou seria um novo termo?