Header
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Roche, fabricante do Tamiflu, aumentou produção e já faturou € 657 milhões com venda de medicamento
Embora as constantes recomendações de médicos e profissionais da saúde para que as pessoas evitem aglomerações, tanto a frequência no cinema quanto nos shopping centers parece não ter sofrido impactos negativos com a proliferação do vírus influenza A (H1N1), que ficou popularmente conhecido como gripe suína.
De acordo com a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), o movimento dos shoppings do País permanece estável, sem aumento ou queda no esperado para esta época do ano.
Apesar da gripe suína já ter infectado 1.566 pessoas e ter matado outras 56, de acordo com o boletim do Ministério da Saúde divulgado no último dia 23, as salas de cinema continuam cheias. Segundo Wolff Alexandre Rapchan, proprietário da Cinecom Brasil que representa comercialmente as salas PlayArte, entre os meses de janeiro a junho deste ano, a rede teve um acréscimo de público de cerca de 30%, em comparação com o mesmo período de 2008. “É a comprovação de que a gripe suína não interfere de forma alguma no nosso negócio. Aliás, a mídia cinema apresenta consecutivamente crescimento de investimento”, destacou Rapchan.
Vale lembrar que, conforme dados do Ibope Mídia, no primeiro trimestre deste ano foram investidos R$ 81,9 milhões em publicidade no cinema, o que representa um aumento de 22% em relação ao mesmo período de 2008. No ano passado, o cinema teve investimento publicitário de R$ 401 milhões e participação de 1% do total de investimentos. “O cinema também está repleto de lançamentos interessantes como é o caso da ‘Era do Gelo 3’, por exemplo. Isso estimula o público. Também sentimos que não há nenhuma alteração quanto aos planos dos anunciantes”, afirmou Rapchan.
A Mars, por exemplo, que detém a marca M&M’s, direcionou parte do investimento de R$ 10 milhões em 2009 no segmento de chocolates na criação de uma sala temática no Cinemark do Shopping Eldorado, em São Paulo. De acordo com informações da empresa, no ano passado – ao realizar ação semelhante no Kinoplex, também na capital paulista – cerca de um milhão de pessoas visitaram a sala. O objetivo da empresa era de aumentar o volume de visitações este ano.
A reportagem do propmark entrou em contato com a Mars para saber se, com o advento da nova gripe, a frequência da recém-inaugurada sala M&M’s de cinema sofreu queda. A Mars informou que os dados pertencem ao Cinemark e que, por isso, a companhia não teve acesso aos números. Da mesma forma, a reportagem não conseguiu contato com o Cinemark nem com o Kinomaxx, representante das salas Cinemark, UCI, Box Cinemas e Hoyts.
Volta às aulas
Na semana passada, o Ministério da Saúde aprovou a recomendação do MEC (Ministério da Educação) de que as escolas públicas e privadas adiem o retorno das aulas na tentativa de reduzir o risco de transmissão do vírus da gripe. No Estado de São Paulo, o início das aulas foi adiado para o dia 17 de agosto.
Para Solange Dechant, professora da pós-graduação em Comunicação com o mercado da ESPM, o mercado que trabalha com campanhas de volta às aulas neste período do mês poderá ser um dos mais afetados. “Muitas empresas deverão modificar seus planos de comunicação neste período. No entanto, acredito que muitas mídias serão beneficiadas. São os casos das revistas e dos canais que veiculam programação infantil, por exemplo”, destacou Solange.
Segundo a professora, ao permanecer mais em casa, as crianças consomem mais essas mídias. “Já no caso do cinema, não acredito que esse canal sofra impacto negativo. As pessoas não vão deixar de andar de metrô ou sair nas ruas por causa da gripe. Seria mais ou menos a mesma coisa que deixar de ir ao cinema”, opinou.
Em relação às possíveis alterações do plano de mídia e queda nas vendas de material escolar, a Tilibra afirmou que não fará nenhuma modificação na comunicação, que é mais forte nos pontos-de-venda. “O período de adiamento das aulas é curto. Por isso, não vamos mexer em nosso plano”, disse Wagner Jacob, diretor de vendas de marketing da empresa, que acrescentou que o ponto alto do setor é no início do ano. O executivo também disse que o fato não ameaça as vendas da empresa. “A Tilibra tem como filosofia não divulgar números. Mas esse fato não impactou comercialmente nosso negócio”.
Assim como a Tilibra, a Faber-Castell e a Bic afirmaram que seus planos de mídia permanecem inalterados.
Farmácias
As redes farmacêuticas podem estar sendo beneficiadas com a proliferação da gripe suína. Procuradas pelo propmark, algumas redes farmacêuticas, como Drogaria SP e Farmais, afirmaram que, apesar de não comercializarem máscaras, ambas sentiram um aumento na venda de antigripais e em álcool em gel antisséptico, mas ainda não possuem dados consolidados sobre as vendas.
Segundo dados do Ibope Monitor, medicamentos para a gripe tiveram um aumento de 56% em investimento de comunicação.
A fabricante de remédios suíça Roche, fabricante do Tamiflu – medicamento usado para o tratamento da gripe A (H1N1) – anunciou que aumentará sua produção para 36 milhões de kits por mês, o equivalente a 400 milhões de kits (4 bilhões de cápsulas) por ano. Segundo a publicação Deutsche Welle, só no primeiro trimestre, a empresa faturou 1 bilhão de francos suíços (€ 657 milhões) com a venda do Tamiflu.
A TAM, porém, afirmou que sentiu os efeitos da gripe suína, mas por ser uma empresa de capital aberto, não divulga nenhuma estatística neste momento. “Houve um primeiro impacto, já atenuado, mas os dados só serão liberados no dia 11 de agosto”, afirmou em nota.
Já a Gol não quis comentar sobre a procura de passagens aéreas, mas afirmou em nota que está seguindo todas as recomendações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Ministério alerta sobre contágio
Para esclarecer a população sobre as formas de contágio, de transmissão e de tratamento da influenza A (H1N1), a chamada gripe suína, o Ministério da Saúde lançou no mês passado (20) a campanha “Tire suas dúvidas sobre a Influenza A (H1N1)”. Criada pela Propeg, a comunicação contempla filme em TV aberta e fechada, spot, mídia indoor, links patrocinados, anúncios em mídia impressa e no Messenger, além de ações em redes sociais, como YouTube, Orkut e Twitter.
Com investimento de R$ 5 milhões, a campanha ficará no ar até o dia 31 de dezembro e tem como protagonista o Doutor Bactéria que explica, em linguagem simples, como se pega a nova gripe e quando se deve procurar atendimento médico. Além disso, as peças orientam o cidadão a não se automedicar e a procurar um posto de saúde ou seu médico de confiança caso sinta os sintomas da nova gripe: febre, tosse, dor de garganta e dificuldade de respirar.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou no mês passado (16) que as ações de comunicação continuarão e serão reforçadas. “As ações de comunicação são uma iniciativa importante para manter a população esclarecida e haverá um reforço nas áreas de fronteira do Brasil com países do Mercosul”, afirmou Temporão.. Até o momento, o Ministério da Saúde fez cerca de 1 mil inserções na TV sobre o tema e mais de 10 mil spots nas rádios, além de ações específicas em eventos como a Parada Gay, em São Paulo, e o festival de Inverno de Brasília.
por Juliana Welling e Maria Fernanda Malozzi
Fonte: PropMark
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário