Cores mil, design diferenciado ou famosos personagens estampados. Mais que abrigar produtos, as embalagens hoje encerram verdadeiras estratégias de marketing para atrair e fidelizar o consumidor.
Entre tantas cores e formatos que saltam aos olhos de quem passeia entre as prateleiras dos supermercados, elas têm que ser imponentes, convidativas e sedutoras. Sozinhas, as embalagens assumem a responsabilidade não só de chamar a atenção, mas o bolso, as mãos, o carrinho e, de quebra, a fidelidade de quem paga. Nesse jogo de sedução, o apelo de personagens carismáticos estampados nos pacotes e frascos tem convencido muita gente.
Se as campanhas publicitárias atraem os consumidores até os pontos-de-venda, são as embalagens dos produtos que, muitas vezes, determinam escolhas na hora da compra. “A importância da embalagem é a mesma da roupa para as pessoas. Ela reflete quem você é. Assim, a embalagem esconde e revela o produto, numa dualidade que transcende a questão da compra”, explica o publicitário Eduardo Odécio, da Síntese Comunicação e Marketing.
Dessa forma, as embalagens abrigam – além de produtos, claro – verdadeiras estratégias de marketing. Percebida como ponto de contato direto com o consumidor, ela estampa jogos, informações nutricionais, promoções e brindes que agregam ainda mais valor ao produto. Agora, uma jogada infalível (se bem explorada) é a utilização de personagens próprios ou licenciados que mexem com o emocional das pessoas.
Não é raro vermos uma criança implorando à mãe pelo macarrãozinho da Turma da Mônica ou pelo xampu do Bob Esponja. Ou ainda quem escolha levar o amaciante com um ursinho fofo no pacote em vez do outro com a simples logomarca impressa. Segundo Carlos Zardo, diretor da Packing Design, o personagem empresta sua reputação à marca, sendo indiscutível o poder apelativo deles, principalmente, com o público infantil.
Mas o diretor ressalta a importância de se criar ou adotar personagens que interajam com o consumidor, seja nas campanhas publicitárias, seja em ações de interatividade na internet, por exemplo. “A internet é uma ferramenta muito legal para se trabalhar personagens. A (marca de cereais) Kellogg's sempre trabalhou muito bem o tigre Tony, com jogos na internet e comercias na TV”, exemplifica.
Para o diretor, o apelo por personagens vêm crescendo no ramo de cosméticos, mas o setor alimentício é o que mais explora essa estratégia, principalmente os licenciamentos. A Fábrica Estrela é o mais novo exemplo. “Transferimos a credibilidade de nossos 63 anos de existência aos produtos da marca, que têm agora personagens da Disney nas embalagens”, revela o gerente de comunicação e marketing da marca, Adriano Vasconcelos.
De acordo com o gerente, o redesenho das embalagens aliado às campanhas institucionais na televisão objetiva o reposicionamento da marca no mercado, buscando aproximá-la do consumidor. “Por isso escolhemos personagens como os High School Musical, do filme Carros e Toy Story. Eles promovem essa aproximação justamente por estarem em outros momentos da vida das pessoas: no cinema, na televisão, em momentos de diversão”, explica Vasconcelos.
Para funcionar, os personagens adotados pelas marcas têm que gerar emoção, segundo afirma o diretor da Packing Design. “Para o público infantil, é fundamental trabalhar os personagens. A criança procura essa identificação”, completa Zardo. Mas nem só de corações pueris se faz o time de fãs de personagens de embalagens.
Fonte: O Povo Online (Fortaleza)
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