Seja no âmbito físico ou online, é impreterivelmente necessário conhecer o consumidor, contudo, engana-se quem pensa que basta obter os dados cadastrais dos clientes para que os conheça. É necessário ir além das fichas e questionários, é preciso saber quais os hábitos de consumo destes clientes, qual o grau de fidelidade à marca, se estes compram produtos dos concorrentes e quais seus hábitos comportamentais.
Negligenciar tais questões é absolutamente prejudicial ao empreendimento, uma vez que as respostas são fundamentais para a construção de uma estratégia eficaz, para a manutenção dos consumidores, bem como na conquista de novos potências compradores.
Este tema se faz pertinente, pois, o perfil dos consumidores varia intensamente sem cessar, devido a isto, é indispensável atentar-se ao público alvo, às tendências de mercado, assim como às necessidade e desejos do consumidor. Desta forma, apontamos quatro dicas para ajudá-lo a conhecer melhor seu consumidor.
Atente:
As redes sociais são reveladoras quanto aos seus usuários. Através de mídias como o Facebook e o Twitter, é possível acompanhar e ter acesso aos comentários, às preferências, bem como às empresas que os usuários curtem, ou seja, ao perfil completo de cada um. Tendo isto em mente, é interessante atentar-se às ações, aos gostos e ao conteúdo expresso pelo público alvo;
Analise:
Note que análises e pesquisas além de reveladoras são auxiliadoras quando bem empregadas aos negócios. Não subestime as estatísticas, pois através destas podemos concluir quem são os novos consumidores, quais os seus hábitos, planos e expectativas dentre tantas outras informações pertinentes. Credite, portanto, à empresas confiáveis sua real importância, relevância e valor frente às suas decisões;
Atualize:
Leia, informe-se! Saiba que este é um dos meios mais eficientes de adequar-se às precisões dos consumidores, há inúmeros estudos, livros e notícias que podem agregar valor ao seu empreendimento, assim como trazer a tona estratégias de marketing nunca antes pensada. Proponha recompensas aos consumidores que responderem questionários extras, agradeça-o e dê motivos pra que ele contribua;
Aproxime:
Relacione-se com o seu consumidor, torne a relação o mais próxima possível, respondendo às suas dúvidas e queixas, tratando-o com respeito e sanando seus problemas. Atenda ao consumidor com a mesma vontade que o atendeu no princípio, lembrando que a fidelização deve-se ao esforço contínuo, e, além disto, nos dias atuais, há diversos concorrentes diretos; prontos a atender melhor os seus consumidores, se estes não se satisfizerem com o seu atendimento. Atualize-se, aperfeiçoe e mantenha, sempre, o bom relacionamento.
Fonte: Administradores
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