A pesquisa “Perfil do Turista e dos Segmentos de oferta – Comportamentos e Percepções” traz informações sobre os principais perfis de consumidores de turismo do Brasil em uma ampla perspectiva de viagem, tanto para destinos já consagrados e para destinos ainda pouco explorados. A pesquisa ainda tem o intuito de identificar o perfil, as expectativas do consumidor brasileiro e os motivos de escolha pelo tipo de viagem. Além de reunir informações relevantes e contribuição para a compreensão sistêmica do perfil do mercado consumidor e sua relação co ma oferta turística. O trabalho, que busca orientar o trade turístico em suas ações, foi realizado pela Confederação Nacional do Turismo (CNTur) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
O estudo inédito integra o projeto “Fortalecimento da Gestão das Micro e Pequenas Empresas do Turismo brasileiro”, uma parceria entre CNTur e Sebrae que abrange 22 estados e o Distrito Federal, com ações de capacitação em gestão focadas no aprimoramento, qualificação na prestação de serviços e, consequentemente, na ampliação da satisfação dos consumidores.A pesquisa tem o objetivo de aprimorar a gestão de micro e pequenas empresas do turismo brasileiro para prestar serviços mais eficientes e de melhor qualidade aos clientes, elevando a competitividade e sustentabilidade de cada uma delas. O estudo é voltado para cerca de 1,2 mil micro e pequenas empresas do setor de turismo, através da participação de no mínimo 4,8 mil profissionais em todos os estados.
Entre os destaques do estudo está a realização de entrevistas com grupos focais (Focus Group) nas principais cidades emissoras de turistas das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte do País, que contribui para a compreensão e avaliação das necessidades, e as impressões que esse turista tem dos segmentos apresentados. A pesquisa também mostra que o fator indicação direta de pessoas que já visitaram os destinos eleitos (o chamado boca a boca), indica o quanto é importante a implementação de treinamento e qualificação em hospitalidade, ética profissional, tanto para os empresários de MPE quanto seus funcionários.
Um fator apontado como essencial para a experiência turística satisfatória, é necessidade de transparência e a adequação do produto (prestação de serviços, qualidade e atendimento) ao preço cobrado em relação à imagem do “fator inflação”.
Outro destaque da pesquisa está relacionado a fidelização e a satisfação dos consumidores, que têm como base primordial à experiência turística como um todo, principalmente em relação ao atendimento. Melhorias neste aspecto podem ser implementadas sem a necessidade de um grande investimento financeiro, fator relevante para os empresários de micros e pequenas empresas. E receber bem um turista de negócios pode ser um fator importante para fidelizar e até alavancar as vendas de um destino, tanto para a oferta de novos produtos dentro de um estabelecimento, como para a ativação de um novo destino (oferecendo parcerias para pequenos médios eventos corporativos).
Participaram da pesquisa pessoas que viajaram pelo menos uma vez nos últimos doze meses, representantes de várias classes sociais e com diferentes idades.
Fonte: Brasilturis
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