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sexta-feira, 27 de julho de 2012

Quer dar visibilidade ao seu negócio? Licenciamento pode ser a solução

Estratégia de usar personagens, filmes do cinema, clubes de futebol e celebridades alavanca as vendas e conquista o consumidor

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Utilizar a imagem de personagens de desenhos animados, filmes do cinema, clubes de futebol e celebridades, há muito tem se mostrado uma excelente estratégia de marketing para empresas, especialmente para aquelas que desejam conquistar o mercado e alavancar ainda mais suas vendas. Tal exposição costuma ser tão benéfica, que até mesmo o McDonald's, o Habib’s, a Tilibra, além de muitas outras companhias já aderiram ao método em questão. E você sabe o por quê?

Segundo a diretora geral da revista Licensing Brasil e organizadora da feira Licensing Brasil Meeting, Marici Ferreira, ao licenciar uma marca o varejista ganha o reconhecimento quase que imediato de que o produto por ele comercializado tem qualidade. “Ao comprar, o consumidor acha que, se tem a marca Disney é porque o produto é bom”, diz.

E engana-se quem achar que isso seja história. Ao que parece, o produto precisa, de fato, ser bom. Para que o produto licenciado seja vendido no mercado, o mesmo deve passar, primeiramente, pelo aval do detentor da marca em questão. “Qualquer indústria que licencia uma marca precisa enviar o produto para aprovação. Se estamos falando da Barbie, o aprovador será a Mattel. Agora se o produto tiver a imagem do Mickey, a Disney é quem determinará a aprovação”, explica Marici.

Por isso, antes de optar por tal estratégia de divulgação, todo empresário deve ponderar se essa alternativa realmente é a melhor opção, afinal, nem todos gostam de se sujeitar ao detentor de uma marca, não é mesmo?

“Ele é quem determinará as especificações, natureza e qualidade dos respectivos produtos ou serviços do licenciante”, informa o advogado especializado em propriedade industrial, Eduardo Durante Rua.

Desvantagens, só de divulgação
Dificilmente, quem adere à esse tipo de ferramenta costuma ter alguma desvantagem. Contudo, é importante lembrar: erros de estratégia de divulgação não costumam ser perdoados pelo mercado.

“O fabricante apenas tem prejuízos se errar na estratégia de divulgação. Ou seja, se escolher uma marca ou imagem que não dialogue com o produto por ele comercializado”, informa a diretora.

Pois é, de nada adianta produzir um produto para adolescentes e associá-lo à uma marca destinada uma faixa etária muito superior, pois ninguém irá comprá-lo. O mesmo ocorre se os produtos forem destinados ao público infantil.

“O Bob Esponja vive dentro da água, por isso, o recomendado é que sua imagem seja associada a produtos infantis que tenham essa temática”, cita Marici.

Quer aderir ao negócio?
Atualmente, fabricantes de todos os segmentos da indústria, importadores de produtos de consumo e varejistas podem aderir à esse tipo de ação. Para isso, basta que os mesmos procurem os agentes do mercado. “Tratam-se de pessoas que agenciam marcas para licenciamento e que trabalham com diversas companhias. A Redibra, por exemplo, trabalha com as marcas da Fox, do Cartoon Network, da editora Abril, entre outras”, exemplifica Rua.

E para não cair numa furada, fique atento! Verifique primeiramente se as marcas de seu interesse são registradas pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), pois apenas estas poderão licenciar o direito de uso exclusivo em todo o território nacional. “Também podem licenciar os depositantes de pedidos de registros marcários”, explica o advogado.

Quem estiver interessado em mais informações pode visitar também o “Licensing Brasil Meeting - Feira Brasileira de Licenciamento de Marcas”, que acontecerá entre os dias 11 e 12 de setembro deste ano. O evento será realizado no Grand Hyatt São Paulo (Av. das Nações Unidas, 13.301) e as incrições poderão ser feitas pelo site www.licensingbrasilmeeting.com.br.

Fonte: InfoMoney

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