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quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Adolescentes e jovens adultos são novo alvo da indústria de chicletes

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O mercado de chicletes fatura R$ 2,4 bilhões por ano no Brasil, mas os fabricantes sabem que não podem depender apenas do público infantil para elevar essa cifra. Entre outras razões, isso se deve ao fato de que a venda do produto já está proibida em lanchonetes escolares do Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo e também da cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Agora, a estratégia da indústria é se aproximar mais de adolescentes e jovens adultos.

“Com essa restrição, perdemos muitos pontos de venda que comercializavam balas”, afirma Vinícius Germano, gerente de gomas de mascar da Kraft, dona de marcas como Bubaloo, Trident, Chiclets e Clorets.

Segundo ele, há outros fatores envolvidos na aposta em um público mais velho. “Adolescentes e adultos pagam entre cinco e dez vezes mais para ter um produto de sabor inovador, em comparação ao que iriam desembolsar por um chiclete de bola”, diz.

No ano passado, a comercialização de chicletes “adultos” superou, pela primeira vez, as vendas de chicletes de bola – direcionados ao público infantil, como os da marca Bubaloo. Com isso, o segmento passa a representar 55% do volume da categoria. A tendência é de que essa participação cresça ainda mais, uma vez que no acumulado de 12 meses encerrados em julho deste ano, as vendas dos itens para adultos subiram 8,8%, enquanto os chicletes de bola registraram queda de 5,6%.

Um dos investimentos da Kraft para consolidar sua atuação junto ao público mais velho é uma ação para o Rock in Rio, na qual sorteará três viagens e mil ingressos para o evento.

Entre os fabricantes de caramelos, balas e pastilhas, a busca por contato com adolescentes e jovens adultos também é grande. Bom exemplo é a Perfetti Van Melle, da marca Mentos, que estreou uma campanha nas capitais nordestinas em que associa o sabor de seus produtos ao gosto do beijo. O segmento de balas, caramelos e pastilhas registrou faturamento de R$ 885 milhões em 2010.

Fonte: SM

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