Encontrar soluções e não culpados para o problema da falta de produtos. Com essa filosofia, a rede gaúcha Peruzzo, 19 lojas, se mobilizou contra a ruptura. A história começou em novembro de 2008, quando os responsáveis pelas áreas comercial, de marketing e de operações se reuniram para discutir o problema na matriz, em Bagé, no Rio Grande do Sul. Até então suas lojas enfrentavam ruptura, mas não se sabia ao certo qual o tamanho do buraco.
Para quantificar o prejuízo, o Peruzzo seguiu alguns passos sugeridos pelos fascículos publicados em SM. Primeiro foram identificados todos os itens cadastrados no centro de distribuição. Depois os produtos foram jogados numa planilha onde foi apontado se o item estava em promoção ou não, se estava presente na gôndola ou em falta e qual era a causa da ruptura. A empresa partiu da ideia de que se o SKU constasse do cadastro do CD estaria também na loja.
Com isso em mente e uma relação de 500 SKUs de maior giro, um grupo de profissionais partiu para as lojas. O objetivo era comparar os itens relacionados com os expostos na área de vendas. Essas pessoas também levavam consigo as perguntas relacionadas nos fascículos para rastrear as causas: por que faltou produto na gôndola, por que não estava no estoque da loja, por que a central não entregou e por que não tinha em estoque.
Graças à ‘batida’, foi identificado que entre os 500 itens selecionados, 15% estavam em falta nas lojas. A rede também descobriu as causas da ruptura. Uma das principais razões estava na área comercial. Os compradores estendiam as negociações até o preço chegar aonde queriam. Nesse meio tempo, o produto já estava se esgotando no estoque. Hoje, esse processo está mais acelerado.
A empresa também fez um esforço para se aproximar do fornecedor, pois outro motivo que gerava a falta de produto era atraso na entrega. Então, o Peruzzo começou a trabalhar em parceria com as indústrias para identificar as causas da ruptura. Ao ver o que acontece, o fabricante também se esforça para cumprir os acordos.
Fonte: SM
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