Header

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Nobel deixa grupo por desacordo sobre mudanças climáticas

Ivar Giaever saiu da American Physical Society após a entidade anunciar que reconhece a existência do aquecimento global

http://exame.abril.com.br/assets/pictures/39156/size_590_sombra-sol.jpg?1316200374
Cientista discursa durante a conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas: cientista não gostou da decisão da APS

O físico e prêmio Nobel norueguês Ivar Giaever renunciou à American Physical Society (APS) por discordar de sua postura com relação às mudanças climáticas, disse uma porta-voz desta entidade à AFP.

"Posso confirmar que (Giaever) renunciou", disse Tawanda Johnson, porta-voz desta respeitada sociedade americana de Física, destacando que Giaever, de 82 anos, enviou uma carta informando sua decisão à diretora-executiva da APS, Kate Kirby.

"A razão é que ele está em desacordo com a postura da APS sobre as mudanças climáticas", explicou Johnson.

Com 48 mil membros, a APS adotou uma declaração de política nacional em 2007, na qual estabelece: "a evidência é incontestável: o aquecimento global está acontecendo".

No ano passado, outro cético das mudanças climáticas, o professor Hal Lewis, da Universidade da Califórnia, também deixou o grupo, alegando que o aquecimento global é uma "fraude" e um "engano pseudo-científico".

Em declaração emitida após a saída de Lewis, a sociedade anunciou que "no tema do aquecimento global, a APS destaca que praticamente todos os cientistas de renome estão de acordo (...) de que o dióxido de carbono está aumentando na atmosfera devido à atividade humana".

Giaever, que foi um dos ganhadores, em 1973, do Nobel de Física por suas "descobertas experimentais com relação aos fenômenos de túneis de semicondutores", não respondeu a um e-mail da AFP solicitando comentários.

Johnson destacou que a posição de Giaever representa uma minoria da comunidade científica e que embora a APS esteja "decepcionada" com a sua partida, não tem a intenção de mudar sua posição.

"Não há membros renunciando em massa ou coisa parecida", disse a porta-voz da APS.

Fonte: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário