Quem vai ao Walmart e encontra mochilas, bolsas, nécessaires, guarda-chuvas, entre outros itens, com as marcas dos salgadinhos da Pepsico (Doritos, Ruffles, Fandangos, Cheetos) e do suco em pó Tang, da Kraft Foods, não imagina que por trás desses produtos está uma empresa especializada em transformar lixo considerado não reciclável, como embalagens plásticas flexíveis laminadas, em dinheiro.
A TerraCycle, subsidiária brasileira da companhia homônima americana, é uma empresa que coleta embalagens consideradas não recicláveis para transformá-las em produtos com marcas de empresas. É o que ela chama de “lixo patrocinado”.
Por enquanto, os patrocinadores no Brasil são a Pepsico e a Kraft Foods (nos Estados Unidos, grandes usuários de embalagens, como Nestlé, Danone, Kimberly-Clark e Mars, participam do projeto). Voluntários recolhem as embalagens e as enviam à sede da empresa, em uma casa no bairro da Vila Madalena, em São Paulo. De lá, as embalagens seguem para os parceiros, cooperativas artesanais que lavam e transformam os invólucros nos itens vendidos no Walmart (de acordo com a TerraCycle, em breve outras duas grandes redes de varejo também estarão com os produtos nas prateleiras).
A TerraCycle funciona da seguinte maneira: os times de voluntários recolhem as embalagens e os patrocinadores bancam os custos logísticos (transporte, limpeza e produção), em troca da marca de seus produtos nos itens transformados.
Cada patrocinador tem suas “brigadas”. Um time de coleta pode ser uma escola, uma ONG, uma empresa, um condomínio ou um grupo de amigos, por exemplo. Os times podem se inscrever em quantas brigadas quiserem para recolher as respectivas embalagens. Quando tiver juntado 100 embalagens ou mais, o grupo coloca tudo numa caixa e cola nela um vale postal pré-pago (fornecido pela TerraCycle). Depois, é só mandar pelos Correios, sem pagar a remessa. Para cada embalagem recebida, a TerraCycle doa dois centavos para entidades que o próprio remetente escolhe. Com o material, a TerraCycle fabrica as peças que são vendidas. O lucro da TerraCycle vem da comercialização dos produtos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário