A cada ano novas marcas, sabores, composições e embalagens de sucos prontos surgem nas prateleiras de supermercados. O momento é bom, pelo menos é o que mostram as pesquisas da ABIR – Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não-Alcoólicas.
Estudos encomendados pela associação apontam que o volume de itens produzidos de 2006 para 2007 aumentou em 18%, totalizando 472 milhões de litros de sucos prontos.
A categoria tem mostrado números de gente grande, mas o mercado brasileiro ainda tem muito a crescer. Com um consumo per capita próximo a 2,5 litros por ano, bem abaixo do mercado americano (40 litros/ano), os fabricantes apostam em inovações, tanto em sabores quanto em design de embalagens para conquistar cada vez mais o mercado.
Um hábito emergente é o consumo de sucos prontos em embalagens individuais, às vezes a melhor opção para o comprador que anseia pelo consumo imediato. Essa categoria que não pára de crescer também é a preferida para complementar a refeição das crianças.
No que tange a preferência do consumidor, as embalagens em caixinhas longa vida e o sabor de uva são os mais consumidos. De acordo com um estudo encomendado pela ABIR, as embalagens longa vida (caixinha) representam 72,3% do mercado.
Fonte: Informativo SBCTA
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