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quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Para produtora de desenho, veto foi surpresa

A liminar do Conar que vetou cinco comerciais dirigidos a crianças neste início de ano divide as empresas envolvidas.

A favor da decisão se declara o canal Nickelodeon, que teve dois anúncios suspensos por usar verbos no imperativo. "Envie a palavra Nick e baixe no seu celular", diziam os comerciais de conteúdo do desenho "Bob Esponja" para telefones móveis, além de expressões como "Tá esperando o quê?" e "Se liga!".

O canal também foi advertido por não deixar claro que o serviço tem um custo.
"Não discordamos do Conar. Temos um controle interno das propagandas, e isso passou. Vamos aumentar nossos controles para evitar que isso se repita. O tom imperativo não irá mais ao ar", diz Alvaro Paes Leme, gerente-geral no Brasil da Viacom, dona do Nickelodeon.

Já a Start Desenhos Animados, produtora do longa-metragem brasileiro de animação "O Grilo Feliz", diz ter "ficado surpresa". O anúncio foi vetado por dizer "Venha curtir na nova aventura do Grilo Feliz" e "Não perca". "Deve haver sim leis e regras para propagandas, principalmente de produtos prejudiciais à saúde. Mas, no nosso caso, a única função era chamar espectadores. Não vemos maldade. Sem o apelo, a propaganda perde sua função", diz o diretor da Start, Rafael Ribas.

A Tim, por meio de nota, informou já ter apresentado sua defesa sobre o anúncio, em internet, de conteúdo para celular do "High School Musical", que usou verbos no imperativo.

A fabricante de brinquedos Mattel, também por nota, comentou a suspensão do comercial de "Megafeirinha" do carrinho Hot Wheels ("leve 3 e pague 2"). "A Mattel sempre respeitou a legislação brasileira e continuará avaliando as recomendações do Conar." (LM)

Fonte: Folha S. Paulo - Cotidiano

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