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quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Publicidade X Design

Quero ser diretor de arte. Devo cursar Design Gráfico ou Comunicação Social?


Tanto propaganda, quanto jornalismo, quanto design gráfico, quanto relações públicas, quanto artes cênicas, quanto artes plásticas, e quanto outro montão de áreas, são da área da comunicação. Podemos dizer que temos a:

* comunicação escrita,
* comunicação ilustrada,
* comunicação falada,
* comunicação em grupo,
* comunicação em massa,
* comunicação consigo mesmo,
* comunicação por ação,
* comunicação impressa,
* comunicação química,
* comunicação pelo tato,
* comunicação por símbolos,
* comunicação por sons,
* comunicação por cultura material,
* comunicação por imagens,
* comunicação pelas artes
* etc
* etc
* etc

Se você é jornalista, deve ter estudado Teoria da Comunicação, e deve ter aprendido que diferentes áreas dão diferentes enfoques ao que se entende como comunicação. Uma coisa é certa: comunicação é condição para que exista a sociedade, comunicação dá dinheiro e comunicação todo mundo quer fazer.

Os meios como podemos comunicar, o tipo de mensagens que enviamos, o código utilizado, a escolha do conteúdo, o tratamento dado à mensagem, e assim por diante, mudam de área pra área.

O que diferencia o design gráfico de outras áreas, é o enfoque visual dado à comunicação e não apenas o verbal. Tanto o jornalismo, a propaganda e o design gráfico se aproximam, quando se trata da preocupação com a apresentação visual da informação. Isso gera esse tipo de disputa, onde um acha que tem mais direito ou primazia no tratamento visual da mensagem. Alguns profissionais formados nas faculdades de comunicação social querem ser diretores de arte. Os designers gráficos também. Quem deve ser responsável pela comunicação visual, dentro de uma agência de comunicação?

Eu defendo que você pode cuidar da apresentação visual, independente da sua profissão. Você pode ser pipoqueiro, cuspidor de fogo, publicitário, médico ou advogado e pode emitir mensagens visuais desde que você tenha competência pra isso. E a competência para emitir esse tipo de mensagem depende de alguns requisitos, dentre eles:

Conhecimento fundamental sobre

* objetivos de comunicação
* emissores de mensagem (incluindo suas habilidades de comunicação, atitudes, nível de conhecimento, posição no sistema social e no contexto cultural)
* receptores da mensagem (idem acima)
* canais utilizados
* mensagem (elementos e estrutura do código visual, conteúdo, tratamento visual da mensagem)
* codificação e decodificação de mensagens através da percepção visual
* processos de previsão da reação comportamental à mensagem visual, usando empatia, papéis sociais e contexto cultural
* processos de interpretação de mensagens visuais e seus condicionantes culturais (semiótica)
* técnica de representação visual (por meio de computadores, softwares gráficos ou por outros instrumentos)
* técnicas de produção gráfica

Dentro do conhecimento fundamental sobre a mensagem, podemos alistar também conhecimentos sobre

* elementos visuais (ponto, linha, plano, formas, cor, tipografia, texturas, padrões, imagens de toda natureza)
* princípios de composição (unidade, ritmo, harmonia, escala, proporção, equilíbrio, figura/fundo, enquadramento, hierarquia, modularidade, grid, diagramas, tempo)

Quando possível, é desejável que também tenha conhecimentos sobre

* história da arte e da comunicação por imagens
* antropologia cultural
* sistemas de informação visual
* imagem sequenciada
* desenho e ilustração
* interação humano-computador
* mercadologia

Se uma pessoa tem essas competências, ela tem toda liberdade pra emitir mensagens visuais e até participar de um concurso público que exija esse tipo de habilidade.

Então, qual a diferença entre um curso de publicidade/propaganda e um curso de design, se nos 2 cursos, as competências “fundamentais” são ensinadas? A diferença principal é o tempo. Numa faculdade de publicidade (tomando a Universidade Federal do Paraná como exemplo), os alunos tem 2 disciplinas para aprender sobre elementos visuais e princípios de composição. Isso significa 180 horas no total (4 créditos de 45 horas). No curso de design gráfico, da UFPR, os alunos gastam 1260 horas (28 créditos de 45 horas) para aprender esse mesmo conteúdo, podendo se dedicar a ele com mais profundidade e detalhe.

Em compensação, o curso de Publicidade tem conteúdos que o design gráfico não tem, como

* Sociologia,
* Filosofia,
* História Contemporânea,
* História da Mídia,
* Sociedade e Cultura,
* Comunicação e Tecnologia,
* Planejamento em Comunicação e Marketing, Comunicação Integrada,
* Introdução à Publicidade e Propaganda
* Psicologia do Consumidor
* Língua Portuguesa I
* Redação Publicitária
* Produção Publicitária em TV, Áudio e Cinema
* Técnicas de Veiculação (Mídia)
* Técnicas Básicas de TV

Como pode se notar, esses conteúdos são essenciais para um publicitário, mas no que diz respeito à construção de mensagens visuais gráficas, eles não são suficientes. Como algumas pessoas preferem trabalhar como diretores de arte, pode ser necessário complementar a faculdade de publicidade com um curso de design, ou estudando como auto-didata.

E o contrário também pode acontecer: um profissional formado em design gráfico, que queira trabalhar em agência de propaganda, também pode precisar estudar conteúdos que são dados em faculdades de comunicação social, para entender a relação entre as mensagens visuais e os demais fatores da comunicação, como contexto cultural, objetivos, suporte/mídia, atitude, conhecimento e habilidade do receptor etc.

Essa comparação que eu fiz, foi baseada na realidade da UFPR, universidade da qual faço parte. Se vocês conhecerem outras realidades, e quiserem contribuir para a discussão, fiquem à vontade, seria legal ter outros pontos de vista, mesmo discordantes, pra crescermos juntos =)

Ricardo Martins

Fonte: www.design.com.br

6 comentários:

  1. Este é um post que muitos envolvidos no mercado deveriam ler. Sem desmerecer de nenhuma maneira qualquer profissional, a verdade é que o curso de design tem uma grade curricular muito mais adequada para o exercício dessas atividades. Agora, se os profissionais absorvem e aplicam de fato esses conhecimentos, é outra questão.

    "Em compensação, o curso de Publicidade tem conteúdos que o design gráfico não tem"

    A UnB (Universidade de Brasíla), tem várias destas disciplinas descritas acima - algumas obrigatórias, outras optativas - o que torna ainda mais evidente o distanciamento entre as duas profissões no que se refere ao aprofundamento do estudo das questões visuais.

    Grade curricular do curso Design UnB

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  2. Concordo com o Marcio, e quero chamar a atenção para a formação do profissional como um todo. A faculdade sozinha não faz nada. Os melhores profissionais são os que, não satisfeitos com ela, estão continuamente se aperfeiçoando. Pelo o que vejo, os designers são mais predispostos a esse aprofundamento.

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  3. Bem legal o texto, concordo plenamente com a visão - cada macaco no seu galho. Conheci grandes designers publicitários, mas todos reforçaram a necessidade do estudo do design. Sou designer gráfico (PV - UnB) e uma das melhores experiências que vivenciei foi trabalhar ao lado de publicitários e jornalistas pois não me sinto confortável para, por exemplo, elaborar um slogan ou escrever uma matéria sobre algo de forma mais "jornalística". As atividades se complementam e creio que estamos caminhando nesse sentido.

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  4. Marcio concordo, mas acho que faltou você citar as diciplinas que compõem o currículo de design e que não constam no de publicidade, como:
    Semiótica, gestalt, tipografia, materiais e processo gráficos, entre outras, quem ajudam muito na transmissão de uma boa comunicação.

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  5. Discordo com o que está sendo falado e com a matéria em si...

    Sou formado em publicidade e me comparando com outros profissionais que estudaram design vejo que sou muito mais preparado.

    Mas acredito que o problema não está na verdade no curso ou nas instituições de ensino em si, mas em como as pessoas vêem a questão de estudo. Se a pessoa não quer estudar, não quer aprender, não há nada que a universidade possa fazer...
    O problema é com os ALUNOS!

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  6. Discordo completamente de tudo que foi dito aqui. Este "pacote" de comunicação é absolutamente genérico e pouco faz sentido para discussão entre design gráfico e publicidade, por se fazer supor que ambas disciplinas partem de mesmos princípios quando são absurdamente diferentes. O Design Gráfico esta muito mais pareado às faculdades projetuais como Desenho Industrial e Arquitetura do que qualquer outra. O choque com a publicidade aparece por demanda, não por opção, o designer nas agências de publicidade normalmente funciona mais como um publicitário de habilidades artísticas do que como um desenhista projetual, a figura do Diretor de Arte.É bom lembrar que o fashionismo do Design contamina, a essência dessa materia esta na solução projetual e na estética, não na comunicação. Diplomados em design que jamais estudaram Brockmann, Max Bill, Armin Hoffman, Aicher, mas são doutorandos em adobes da vida. Respondendo a pergunta, se quiser ser diretor de arte, faça publicidade. Ou estude muito, mas muito design.

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