O consumo mundial de águas envasadas cresceu 6% em 2007, chegando a cerca de 206 bilhões de litros, segundo levantamento da consultoria Zenith International. O resultado foi favorecido pelo crescimento da demanda nos mercados emergentes, que compensou o impacto de um verão com condições climáticas negativas que se refletiu nos números do maior mercado da Europa Ocidental.
Ásia e Austrália reforçaram sua posição como o maior mercado regional, com 26,5% de participação, alcançando um aumento de 10% no volume de negócios em 2006. A África e o Leste Europeu registraram ganhos de 14% e 10%, respectivamente. Essas duas regiões, no entanto, detêm a menor participação no mercado. O volume de negócios aumentou em todas as regiões, exceto no Leste Europeu, que registrou redução de 0,2%.
Os debates na mídia sobre o impacto ambiental das garrafas de água mineral teriam tido algum impacto nos Estados Unidos e no Oeste da Europa. Mas, a resistência do mercado de águas envasadas mostra que os consumidores continuam a acreditar nos benefícios da sua pureza e conveniência, assinala a consultoria.
Outros pontos esclarecidos pelo relatório da Zenith:
- A média de consumo mundial atingiu 30,8 litros por pessoa em 2007, 1,4 litros a mais que em 2006.
- Os Estados Unidos e a China foram os dois maiores mercados nacionais. Indonésia e México mantêm sua vantagem sobre a Itália, em 5º lugar.
- O consumo de água natural sem gás continua acima do consumo da água gaseificada, representando 86% do volume total.
- Grandes embalagens, acima de 10 litros, representaram 36% do consumo global.
As quatro maiores empresas de água mineral envasada do mundo – respectivamente Nestlé, Danone, Coca-Cola e PepsiCo – mantiveram em 2006 como combinado a cota de volume de participação em 33%. Danone e Nestlé possuem três das dez principais marcas que participam do volume de negócios. As cinco maiores marcas do mundo em termos de volume de negócios são: Aqua, da Danone; Purê Life, da Nestlé. Aquafina, da PepsiCo; Electropura, também da PepsiCo; e a Poland Spring, da Nestlé Waters da América do Norte. Coca-Cola e PepsiCo possuem duas marcas entre as dez principais.
A previsão da Zenith para os próximos cinco anos e a de que o consumo de água mineral envasada aumentará 32%, subindo para 272 bilhões de litros até 2012.
Fonte: Revista Água e Vida, nº 54, pág. 10
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