Os avanços tecnológicos atuais estão revolucionando o modo como a tecnologia é aplicada, gerando um novo olhar envolvendo o design, que vai além de considerações puramente estéticas. Pensando nisso, a Samsung Electronics aperfeiçoa, periodicamente, sua abordagem em relação ao design de seus produtos, desenvolvendo uma nova identidade, colocando a experiência e o estilo de vida do consumidor no centro de suas criações.
Historicamente, os esforços da Samsung em promover uma mentalidade voltada ao design na empresa remontam a 1996, quando o seu presidente, Lee Kun Hee, pessoalmente, reforçou a necessidade de abordar a inovação do design como um aspecto primordial da Samsung Electronics, criando a base para a definição e promoção de uma filosofia de design na empresa. Segundo Lee, o consumidor leva em média seis segundos para aprovar ou não um produto na vitrine. Sendo assim, “não é possível vencer se não conseguirmos ganhar a atenção do consumidor num período curto de tempo”, afirma o executivo.
Desde então, a filosofia de design da Samsung evoluiu, passando por três fases distintas de desenvolvimento, dando origem à sua identidade atual.
A primeira fase, entre 1996 e 2005, levou a uma grande renovação da marca, estilo e design da Samsung. Nesse período, as atividades de design da empresa tiveram como foco o “design formativo” – uma filosofia voltada ao produto, que visava fabricar produtos mais finos e mais leves, abandonando o design puramente funcional em prol de valores mais estéticos e diferenciais, que combinassem funcionalidade com apelo emocional.
Entre 2006 e 2010, ficou marcada a segunda fase da identidade de design da Samsung, em que a empresa procurou estabelecer uma ligação mais emocional com seu consumidor; uma ligação que não fosse baseada somente na interface do usuário ou na aparência externa dos produtos, mas também na experiência como um todo. Assim, durante esse período, a Samsung iniciou um trabalho mais sistemático para descobrir as tendências e necessidades dos consumidores. Desejo, curiosidade e prazer foram fatores que passaram a fazer parte da filosofia de desenvolvimento criativo da empresa.
Na terceira e atual fase da identidade de design, estabelecida entre 2011 e 2015, a Samsung cria uma nova abordagem para o desenvolvimento de seus produtos, com estratégia de trazer valor e satisfação que vão além de meras coincidências estéticas e funcionais. A tecnologia passou a fazer parte integral da vida das pessoas. Os televisores são portais para a internet e os telefones são smartphones móveis que nos conectam com o mundo de diversas maneiras.
As expectativas dos consumidores em termos de tecnologia mudam rapidamente. Eles interagem com a tecnologia a cada passo, demandando produtos mais fáceis de usar e que se integrem perfeitamente aos seus estilos de vida. É preciso incorporar o aparelho ao dia a dia das pessoas, já que ele aparece cada vez mais presente nesse cenário diário. Para isso, muitas informações sobre o comportamento do consumidor são levadas em conta – homens carregam o celular no bolso enquanto as mulheres levam na bolsa, por exemplo.
Ao mesmo tempo, eles dão preferência a marcas que respeitam a sociedade e o meio ambiente e que oferecem produtos mais eficientes e sustentáveis. Eles desejam mais conforto, bem-estar e comportamento ético, procurando cada vez mais encontrar esses valores em marcas de produtos tecnológicos. O Galaxy SIII, por exemplo, possui uma biblioteca de sons que foram todos tirados da natureza, como o barulho de uma gota d’água. São sons que chamam a atenção do usuário sem serem intrusivos ou “irritantes”. Isso mostra uma proximidade da empresa com o meio ambiente.
Para ilustrar essa terceira fase, que coloca essas demandas e aspirações à frente e no centro do processo de design, o Vice-Presidente de Telecom da Samsung Brasil, Michel Piestun, aponta os últimos lançamentos da área como porta-vozes dessa identidade de design da Samsung. “Em 2011 lançamos o Galaxy Note a partir de uma demanda maior por funções como criação, transferência e compartilhamento de conteúdo em um único dispositivo móvel, para que os usuários possam realizar tarefas mais criativas e produtivas, usando menos dispositivos”, afirma o executivo. “A principal conquista do design do Galaxy Note foi fornecer uma interface que reproduz a versatilidade da caneta e do papel, para que os usuários possam criar conteúdo de forma espontânea e imediata”, completa.
Baseado no sucesso do Galaxy Note, a Samsung desenvolveu mais dois produtos da família Note.
Lançado em setembro deste ano, o Galaxy Note 10.1, primeiro aparelho que combina a mobilidade do tablet e a produtividade de um notebook. Desenvolvido para estimular a produtividade e a criatividade, o tablet vem repleto de recursos que facilitam a criação de conteúdo, como a inovadora S Pen e a funcionalidade multitarefa, que possibilitam fazer duas coisas ao mesmo tempo na mesma tela.
Já no recém-lançado Galaxy Note II, segunda geração do smartphone híbrido da companhia, que combina características de tablet e smartphone, a Samsung incluiu melhorias em seu design como a nova tela HD Super AMOLED de 5.5 polegadas, o que garante uma experiência única na visualização de vídeos que permite aos usuários assistirem a conteúdos com nitidez surpreendente.
Outra mudança foi na anatomia do aparelho, que em sua nova versão melhora a pegada, facilitando a utilização do smartphone.
Os novos produtos também atendem uma demanda mais “analógica” no comportamento dos consumidores. Se antes tudo era completamente digital, hoje existe uma tendência dos usuários de usarem a escrita à mão e o desenho à mão livre – ações que são possíveis graças à S Pen e à tecnologia que transforma a escrita natural em texto digitado e formas feitas à mão em figuras geometricamente perfeitas, por exemplo.
A fim de enfatizar a importância do design em seus produtos de Telecom, a Samsung participou do Brasil Design Week, evento integrado ao já renomado HSM ExpoManagement, que aconteceu entre os dias 05 e 07 de novembro no Transamérica Expo Center. No local foi montado o Galaxy Studio, um espaço de experimentação em que os visitantes puderam conhecer como o design são influencia apenas a aparência de seus produtos, mas também na maneira como eles são projetados para facilitar seu dia a dia.
Fonte: Fashion Bubbles
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