De surpresa, sem anúncio algum, quase como um presente antecipado de Páscoa, a Apple atendeu um dos pedidos mais antigos de donos de iPhone, iPod e iPad: abriu a seção de Jogos na App Store, a loja online de aplicativos para seus aparelhos mobile.
Curiosamente, a opção não aparece no menu de categorias da App Store, mas basta procurar por qualquer título conhecido de aparelhos móveis - como o popular "Angry Birds" - para ver que ele está situado na seção Jogos (que até já tem uma página de rosto própria).
Até pouco tempo atrás, os jogos eram oferecidos na App Store brasileira dentro da categoria Entretenimento, em quantidade bastante limitada. Quem quisesse mais opções precisava se cadastrar no iTunes como morador da Argentina ou Uruguai, onde já existia a seção de games.
A exemplo do que já acontece no iTunes nacional, com músicas e outros conteúdos multimídia, os preços dos jogos estão todos em dólares.
Um detalhe, porém, permanece sem explicação: os jogos não possuem o selo de Classificação Indicativa do Ministério da Justiça, algo obrigatório para comercializar jogos legalmente no país.
Atualmente, a seção de Jogos na App Store brasileira apresenta apenas quatro classificações etárias (Maiores de 4 anos, Maiores de 9 anos, Maiores de 12 anos e Maiores de 17 anos), que são os critérios internos da Apple, contra as sete faixas diferentes do Ministério da Justiça.
Uma possível explicação é que a Apple tenha obtido o mesmo tipo de concessão especial dada pelo Ministério da Justiça à Nintendo, que conseguiu uma exceção para comercializar jogos sem o selo da Classificação Indicativa durante um ano.
UOL Jogos entrou em contato com a Apple e o Ministério da Justiça por e-mail e telefone para esclarecer a questão, mas ninguém respondeu até a publicação desta reportagem.
Fonte: UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário