Produtos exclusivos da marca poderão ser encontrados com preços acessíveis. A meta da franquia é atrair consumidores de todas as faixas etárias
A partir do próximo dia 28, os fãs do Mickey Mouse, do Pato Donald e dos demais personagens do Disney World poderão adquirir produtos licenciados da marca na franquia da rede Fantasia, que vai inaugurar um quiosque no Manauara Shopping (piso Tucumã). Com 28 lojas e quiosques em operação no Brasil, a rede vai trazer ao mercado local artigos exclusivos, como eletrônicos, joias, itens para casa e acessórios para celular.
Segundo o diretor-executivo da Fantasia, Anderson Galvez, a empresa brasileira, que completará um ano de atividades em março, aposta que a atuação de pessoas qualificadas, o foco nos serviços e a força da economia manauara vão render à franquia um faturamento mensal de R$ 55 mil no primeiro ano de atividades.
Se confirmado esse prognóstico para as vendas, a unidade em Manaus vai superar em 37,5% o faturamento médio das franquias Fantasia, que hoje é de R$ 40 mil.
No Brasil, a expectativa da franqueadora é fechar seu primeiro ano de operações com um faturamento de R$ 1,3 milhão, somados os desempenhos de todos os pontos de venda. Apesar de contabilizar 28 unidades em operação, a Fantasia possui um total de 42 contratos assinados com futuros franqueados, que resultarão em mais lojas e quiosques instalados.
“Já possuímos uma franquia em Belém, mas vamos crescer de forma gradativa na região Norte. Estamos em negociação com possíveis franqueados em Roraima, Tocantins e Rondônia. Vamos expandir de modo planejado, melhorando cada vez mais os serviços e apoiando empresários para que adquiram know-how”, explicou.
Investimento inicial
No site da Fantasia (www.franquiafantasia.com.br), uma das vantagens apresentadas para quem deseja ser um franqueado é o baixo custo de implantação, composto pelo investimento total de R$ 164 mil, capital de giro de R$ 30 mil e mais uma taxa de franquia, correspondente a R$ 50 mil. Vale ressaltar que a taxa de franquia inclui treinamento em Orlando (Flórida), onde estão concentrados os principais parques temáticos da Disneylândia. “É muito importante que o franqueado vivencie o modelo de gestão Disney. Depois que ele conclui essa etapa, realizamos um treinamento em São Paulo, na sede da empresa, para que ele aprenda as rotinas administrativas, a gestão de finanças, de estoque e de clientes”, comenta o diretor-executivo.
As visitas de campo, que consistem em consultorias dadas aos franqueados em suas cidades, é outra prática adotada pela empresa para que as lojas atinjam as metas esperadas e haja um padrão nacional de atendimento. Os treinamentos in loco são ministradas por consultores de campo e pelo próprio diretor-executivo.
Estudo de viabilidade
Antes de assinar o contrato que vai possibilitar a chegada da rede a Manaus, Anderson Galvez realizou um estudo de viabilidade financeira, no qual constatou que a capital é um centro corporativo que apresenta crescimento constante. Além disso, a pesquisa confirmou o potencial de compra das classes B e C, que são o foco da empresa.
Mix variado de produtos
Às vésperas de inaugurar o primeiro ponto de vendas da Fantasia na cidade, o franqueado Ricardo Anselmo, que está investindo R$ 200 mil no negócio, afirma que um dos atrativos para o público será a oferta de itens exclusivos, como CDs e DVDs, acessórios para celular, jogos de xícaras e artigos para casa.
“Teremos opções para todas as faixas etárias, com preços a partir de R$ 17,90. Um dos produtos será a sanduicheira, que deixa o pão com a cara do Mickey”, citou.
A maioria dos itens que estarão nas preteleiras é fabricada na China, com distribuição feita pela franqueadora. Durante o atendimento aos clientes, que vai acompanhar o horário de funcionamento do shopping, filmes e desenhos da Disney serão transmitidos por um monitor LCD.
Para Anselmo, a abertura da franquia é mais que o cumprimento de um objetivo empresarial, já que ele afirma ser um “apaixonado” pelos personagens criados pelo cineasta Walt Disney. “Já visitei lojas da marca e sei que os adultos ficam encantados ao entrar lá. Aliás, Orlando é uma das cidades mais visitadas por brasileiros, que querem conhecer os parques temáticos da Disney”, destacou.
Fonte: A Crítica
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