A Finlandia Vodka, marca da britânica Brown-Forman, apresenta uma nova garrafa para sua bebida, apelidada de “gelo derretendo” (melting ice, em inglês). O novo design estrutural da embalagem da bebida finlandesa foi desenvolvido pela agência Hirst Pacific, de Nova York.
A agência tinha a incumbência de celebrar as formas naturais de gelo na nova garrafa, como é feito desde 1970, quando a bebida foi lançada no mercado (veja quadro abaixo). “O gelo foi o objeto central do design da marca da Finlândia desde o início”, afirma Blevins Webb, diretor criativo mundial para Brown-Forman. “Nós queríamos torná-lo um forte elemento que cobrisse toda a superfície da garrafa”, relata o executivo.
“O mais importante é que queríamos melhorar a visibilidade na prateleira e manter a percepção premium da embalagem”, complementa. A marca também fez renascer uma peça icônica de sua história: as renas típicas da Finlândia que enfeitam o logotipo. Elas aparecem na gargalheira sob o “sol da meia noite” (fenômeno típico dos países nórdicos, quando o sol não se põe durante por mais de setenta dias durante o verão, ou seja, não há noites durante mais de seis meses), elemento presente na garrafa desde a primeira versão.
O rótulo foi redesenhado: o tipo de letra foi feito sob encomenda e foi criado um novo logotipo para a marca.
A nova embalagem será lançada no Brasil em setembro.
1970 – Garrafa “Frozen Ice”, com design de Tapio Wirkkala. A garrafa transmitia a impressão de uma bebida gelada. O vidro texturizado brilhava como a superfície de um pingente de gelo. O rótulo trazia duas renas brancas se enfrentando sob o sol da meia noite
1990 – Tampa vermelha da garrafa foi substituída por uma azul, que trazia a marca. O vidro ganhou um tom azul claro para aumentar percepção de clareza e pureza. No rótulo, agora três renas aparecem correndo
1998 – Nova garrafa desenvolvida pela Hansen Associates, de San Diego, é batizada de “gelo martelado” (Hammered Ice). A garrafa ficou mais estreita e o rótulo foi substituído por impressão em silk screen diretamente na embalagem. A tampa ganhou a cor prata
2003 – Harri Koskinen, famoso designer industrial finlandês, Wallace Church, designer gráfico de Nova York, e a equipe de design da Finlandia criaram a garrafa “gelo glacial” (Glacial Ice). A textura do vidro imita a sensação de derretimento do gelo
Fonte: EmbalagemMarca
Nenhum comentário:
Postar um comentário