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quarta-feira, 8 de abril de 2009

Estudo mostra que consumidores da classe C não são todos iguais


O comportamento dos consumidores da classe C é alvo de mais uma pesquisa. O Estudo +100, realizado pela agência de publicidade Nova S/B em parceria com o Ibope Inteligência, investigou os hábitos de 4.500 brasileiros pertencentes à classe, em 11 mercados nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. O trabalho foi feito com base em estudos de casos, cruzamentos quantitativos e análises qualitativas a partir da questão: como seriam utilizados R$ 100 a mais no orçamento mensal de um domicílio da classe C? O estudo concluiu que, sob o ponto de vista do consumo, a classe C brasileira é multifacetada. O resultado mostrou três perfis distintos de consumidores: os “retraídos”, os “consumistas” e os “planejadores”, com hábitos e estilo de vida diferentes, mas dentro da mesma faixa de renda. Os “consumistas”, que gastam por prazer e compram por impulso, representam 40% da amostra. Os “retraídos”, que são movidos mais pela necessidade do que pelo desejo, somam 24% dos entrevistados. Já os “planejadores”, consumidores moderados, mas que não abrem mão do prazer, constituem 36% do total. Identificados os perfis, foram recrutados 31 consumidores nesses subgrupos – em Recife, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Cada um recebeu R$ 100 por mês, durante três meses, para que gastasse da maneira como quisesse. O resultado demonstrou que esse consumidor tende a não concentrar seus gastos. “Em geral, o dinheiro foi gasto em itens mais próximos e mais imediatos, como alimentos, artigos de beleza, roupas, acessórios e outros itens ligados à auto-estima”, informa a agência.

Fonte: CosmeticsOnline

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