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segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Publicidade de alimentos vai poupar crianças pequenas


Onze empresas assinaram o compromisso, entre elas, Nestlé, Coca-Cola e PepsiCo

A partir deste mês, diversas indústrias alimentícias multinacionais presentes no país começaram a adotar regras mais rígidas na publicidade dirigida ao público infantil, informa neste sábado reportagem de Cristiane Barbieri, publicada pela Folha.

Entre as determinações, não haverá mais nenhum tipo de propaganda ou "atividade de marketing" para crianças de até seis anos. Nesse caso, as campanhas serão dirigidas a seus pais. Já para os maiores de seis anos, as informações transmitidas enfatizarão o uso de dietas balanceadas e saudáveis.

A iniciativa, que entra em vigor agora, foi tomada após a assinatura do termo de compromisso europeu EU-Pledge, em 2007, cuja intenção é fazer com que as empresas se comuniquem de forma mais responsável com as crianças.

Segundo o acordo, a comunicação deve encorajar a moderação no consumo, hábitos alimentares saudáveis e atividade física; não deve diminuir a autoridade dos pais; não deve criar expectativas irreais; não deve criar dificuldades na diferenciação do conteúdo do programa infantil e da publicidade; não deve utilizar personagens de programas que não sejam licenciados pela marca e pode promover atividades em escolas apenas com consentimento prévio da administração da escola, entre outras regras.

Onze empresas assinaram o compromisso, entre elas, Nestlé, Coca-Cola, PepsiCo, Danone, Kellogg's, Kraft, Unilever e Burger King Europa.

A Nestlé informou que as peças de comunicação passam agora a ter foco nos pais. A alteração terá reflexos no plano de mídia da companhia, que deixará de veicular anúncios nos intervalos dos programas infantis nessa faixa e passará a privilegiar a veiculação em programas para adultos.

Segundo o diretor de comunicação e marketing da empresa, Izael Sinem, a falta de comunicação de produtos do target de 0 a 6 não vai trazer impactos sobre o orçamento de publicidade e marketing da Nestlé. Ele acredita que a companhia tem um conjunto de meios e diversas opções para falar com o consumidor e aponta a internet como o principal deles.

Fonte: marketinginfantil

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