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segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Brasileiro mantém consumo no final de 2008
O nível de consumo dos brasileiros voltou a crescer no 3 trimestre de 2008, mesmo com a crise econômica dando seus primeiros sinais no mercado local no mês de setembro. Segundo estudo da LatinPanel, o volume das cestas de alimentos, bebidas, higiene pessoal e produtos de limpeza comprado pelo lares brasileiros aumentou 2% em comparação ao mesmo período de 2007.
Os bons resultados devem-se especialmente à classe AB, que expandiu suas compras aumentando em 5% o volume consumido frente ao 3 trimestre de 2007. Nas classes DE o crescimento foi de 2% em volume.
As famílias da classe C, o grande motor do crescimento brasileiro nos últimos meses, entretanto, mantiveram estagnado o volume de compras das cestas avaliadas pela LatinPanel no período.
A pesquisa revela que o crescimento no volume consumido ocorreu mesmo diante do aumento do preço médio dos produtos registrado no período: 5% nas cestas consumidas pelas classes A, B e C e 6% nas cestas das classes D e E. A campeã do crescimento em valor foi à cesta de higiene e beleza, que registrou expansão de 5% no 3 trimestre, no comparativo com igual período de 2007. A cesta de limpeza cresceu 3%, bebidas 2%, enquanto os alimentos ficaram estagnados.
Os números do período refletem ainda uma importante recuperação no nível de consumo do país em relação ao 2 trimestre do ano, quando houve uma queda de 5% no volume consumido das cestas avaliadas pela LatinPanel, verificada em função da alta dos preços entre abril e junho.
No período acumulado janeiro a setembro, o carrinho do brasileiro manteve-se estável, com uma média de 35 categorias de produtos. A cesta de alimentos registrou queda de volume da ordem de 2% e as demais registraram estabilidade.
Entre as categorias que sofreram as maiores altas no volume de consumo no período, destaque para azeite (22%), fralda descartável (18%), leite saborizado (14%), bebida à base de soja (12%) e salgadinhos (11%). As maiores quedas foram em leite pasteurizado (27%), polpa mais purê (14%), bolo pronto industrializado (13%), farinha de trigo (12%) e suco concentrado (10%).
Estas informações foram fornecidas pela LatinPanel, instituto de pesquisa líder em serviços de monitoramento contínuo de compras e utilização de produtos.
Fonte: AbreNews
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