Um exemplo é a Nestlé, que apresenta para o consumidor o Suflair 30 gramas, Classic Duo 40 gramas, Classic ao leite 40 gramas e Crunch 35 gramas, com os quais planeja um aumento de 20% no volume de vendas dentro desse segmento.

O setor de chocolates faturou no ano passado, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), R$ 7,2 bilhões e está dividido em três categorias: a de consumo compartilhado, de 101 gramas a 200 gramas, que detém 64% do mercado total; o de cobertura, utilizado principalmente para cozinhar, acima de 200 gramas, com 8%; e o de impulso, este dividido em pequenos, até 30 gramas, 10%, e médios, de 31 gramas a 100 gramas, com 18% de participação no mercado total.
Percebendo a importância que o segmento até 100 gramas conquista no mercado - no total representa 27% – a Lacta também prevê seus lançamentos. "Somos os líderes no segmento até 30 gramas, com 66%, segundo dados AC Nielsen, em valor, mas não tínhamos nenhum produto na categoria de 31 gramas a 100 gramas", afirma Nigro. Por esse motivo, a companhia apresenta em outubro três produtos com 70 gramas: Shot, Diamante Negro e Lacta Avelã. Nigro conta que esse segmento, o dos médios, cresce, em média, 20% ao ano. "Com mais dinheiro no bolso, o consumidor, quando tiver vontade de comer um pouco mais de chocolate, escolhe tabletes maiores", comenta o executivo.
Já o segmento de até 30 gramas se mostra estável e teve um crescimento de 7% nos meses de junho e julho, segundo dados da Nielsen.
A Nestlé adotou como estratégia estar presente em todos os momentos relacionados ao "desejo do consumidor", daí o fato de a companhia ter um portfólio com mais de dez produtos que vão de 25 gramas, como Sollys a 50 gramas, como o Suflair e o Suflair Alpino. O objetivo é ter produtos para os diferentes canais de vendas.
Também de olho no potencial desse segmento, a Arcor lança o tablete Butter Toffees, com um peso de 25 gramas. "Identificamos uma clara oportunidade de mercado no segmento de tabletes recheados e queremos também marcar presença na compra de tablete por impulso. Por meio da marca Butter Toffees, a Arcor ingressa nessa categoria de forma competitiva", afirma o diretor de marketing de guloseimas e chocolates da Arcor, Gabriel Porciani.
(Fonte: Food Service News, 12 de setembro de 2008)
Nenhum comentário:
Postar um comentário