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quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A forma segue — e às vezes transforma — a função

“Embalagens exclusivas, em geral, conseguem estabelecer ou reforçar um posicionamento de preço superior”

O que pode fazer de um produto relativamente simples, como um chiclete, um chocolate ou um suco de frutas, um símbolo de status? Embalagem.
A força transformadora da embalagem tem sido presenciada no mercado repetidas vezes. Nos últimos meses, aparentemente multiplicaram-se os exemplos de produtos que, com uma nova embalagem, passaram a atrair uma nova base de consumidores, ou tornaram-se modelos em suas categorias, objetos que pedem para ser exibidos aos outros.
Mostrarei apenas três exemplos que eu vi recentemente no mercado.
Nos Estados Unidos, a Wrigley lançou, no ano passado, sua linha de chicletes 5 Sugar Free Gum.

Na categoria de gomas de mascar observam-se com freqüência inovações em embalagem que mudam nossa maneira de carregar e consumir o produto. Este é mais um exemplo disso.
A linha chama-se 5 porque, diz a empresa, apela para os cinco sentidos – as variedades de sabor buscam criar sensações de formigamento, frescor ou calor. O chiclete é acondicionado num envelope inovador. Ele contém 15 tabletes com a mesma dimensão das gomas tradicionais, mas que, devido à embalagem, ficam menos volumosos para carregar nos bolsos. Outra característica que torna a embalagem interessante são as saliências nas abas, que proporcionam abertura fácil. A própria embalagem, com sua cor e textura, cria uma percepção de maciez e de qualidade superior: é muito tátil – possui acabamento fosco com detalhes brilhantes. As imagens são fortes e incomuns na categoria, contribuindo para dar visual de exclusividade ao produto.
Na Turquia, um tipo de embalagem completamente novo para chocolate transformou esse trivial bem de consumo numa guloseima única para ser consumida on-the-go, podendo ser dividida com outros. O fabricante, a Funose Gida’s D’ose, disponibiliza pedaços de chocolate para quem está muito apressado para consumir uma barra inteira, ou para quem não quer fazer concessões no que diz respeito a estilo.
Os nacos de chocolate vêm numa embalagem metálica compacta. O lado externo lembra a forma do yin-yang. Dois tipos de chocolate são acondicionados em compartimentos separados. Um lado contém chocolate amargo, e o outro traz uma versão mais doce. As duas opções de sabor, doce e amargo, talvez representem o equilíbrio entre yin e yang na vida das pessoas. A lata, com desenho do tipo concha, possui duas espécies de gemas, como jóias, engastadas no topo, e a parte interna tem uma divisão de material plástico para separar os produtos. Essa embalagem é uma que pode facilmente ser reutilizada após o consumo do chocolate.
Artigo: Lynn Dornblaser

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