Header

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Projeto Momento Monumento: Prédio no centro de São Paulo vai virar centro cultural


O projeto Momento Monumento, promovido pelos artistas franceses Coloco e Exyzt, a Gerência de Patrimônio da União, a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o SESC-SP e o Instituto Pólis, vai transformar em centro cultural um prédio abandonado no Largo do Paissandu, com manifestações populares e oficinas com vários artistas. Três momentos marcantes: na Virada Cultural, em 14 de julho e no último mês do Ano da França com uma rotina de espetáculos e com todo o prédio em funcionamento.

Centro Cultural

Praticamente vazio há oito anos, o prédio envidraçado que abrigava a Polícia Federal na esquina da avenida Rio Branco com a rua Antônio de Godoi, no largo do Paissandu (região central), será reinaugurado neste ano como centro cultural de visitação gratuita. Lançado em 1965, o edifício Wilton Paes de Almeida, todo revestido em vidro, tem seus 23 andares ociosos desde 2001. Apenas o piso térreo é utilizado por escritórios do INSS.

O governo federal, dono do imóvel, prepara a cessão do espaço por 20 anos para o Momento Monumento, projeto de arquitetos de Paris que prevê teatro, cinema, ateliês, terraço com mirante, entre outras funções. Segundo a Secretaria de Patrimônio da União, o contrato será assinado após os proponentes apresentarem recursos para as reformas do edifício.

A proposta de criação desse centro cultural foi inserida pelo governo francês na programação do Ano da França no Brasil. Os idealizadores receberam recursos públicos e privados do país europeu para a fase inicial, mas para a reforma terão de captar R$ 8,5 milhões com patrocinadores brasileiros, com incentivo por renúncia fiscal.

Veja maiores informações no site: http://www.momentomonumento.org/pt/

Fonte:anodafrancanobrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário