O início do ano letivo movimenta o mercado de material escolar e papelaria em todo o País. Só neste ano, os brasileiros devem gastar R$ 6,8 bilhões na área, crescimento de 11% em relação a 2012.
Segundo o Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência, o consumo per capita desses produtos será, em média de R$ 41,54, ante R$ 37,62 no ano passado.
Em 2013, a classe C superou a classe B e agora apresenta o maior potencial de consumo, com R$ 2,8 bilhões, o que representa 42% do total de gastos. Já a classe B tem um consumo estimado em R$ 2,7 bilhões, 39% do total. Em 2012, as classes B e C tinham um potencial estimado de R$ 2,6 bilhões e R$ 2,4 bilhões, respectivamente.
O estudo mostra, também, que a região Sudeste concentra metade do potencial de consumo do País, com R$ 3,43 bilhões. Mas, por habitante, o Centro-Oeste apresenta maior potencial de consumo, com R$ 46,55, seguido da região Sudeste (R$ 45,16) e Sul (R$ 44,81).
Mensalidades e matrículas
O Pyxis Consumo também projeta aumento dos gastos com mensalidades e matrículas. Neste ano, os brasileiros devem desembolsar R$ 52,4 bilhões com esses serviços, 6% a mais do que em 2012. A classe B será responsável por 57% deste consumo, alcançando R$ 29,7 bilhões.
Assim como a classe B, por região, o Sudeste concentra mais da metade dos gastos. De acordo com o IBOPE Inteligência, os moradores dessa região devem desembolsar R$ 29,5 bilhões (57% do total do país), com um consumo per capita de R$ 389,53.
Potencial de consumo
O potencial de consumo refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja, às compras de pessoa física junto a varejistas do ramo e inclui o pagamento de mensalidades, taxas, atividades extras, entre outros, em educação básica e ensino superior. Já os materiais escolares e artigos de papelaria incluem cadernos, lápis, cola, caneta, papel, hidrocor, lápis de cor, régua, cartolina, entre outros.
Sobre o Pyxis Consumo
O Pyxis Consumo é uma base de dados que apresenta o potencial de consumo (demanda) por família ou grupo de produtos de todos os municípios brasileiros. Esta base permite ao usuário identificar diferenças entre os 21 setores disponibilizados, as quatro classes socioeconômicas (A, B, C, D/E) e os 51 grupos de produtos.
Fonte: IBOPE
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