Header

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Internet pode afetar cérebro de usuários, diz pesquisa

Pesquisa foi realizada por um grupo de pesquisadores chineses

Os viciados em internet, segundo um grupo de pesquisadores chinês, têm seus cérebros transformados devido à interação excessiva com a rede mundial de computadores. O pesquisador Hai Lai, da Chinese Academy of Sciences, localizada na cidade de Wuhan, estudou o cérebro de 18 “viciados em internet” e comparou-os aos cérebros de “pessoas normais”, procurando similaridades entre os dois grupos.

Os viciados em Internet foram identificados através de um questionário que incluía perguntas como “Você já, repetidamente, falhou ao controlar sua vontade de acessar a Internet?”, segundo o site PNS

http://img.tgdaily.com/sites/default/files/stock/450teaser/people/using_laptop.jpg

Depois, através de uma análise cerebral, foi descoberto que aqueles que disseram “sim” à resposta acima tinham uma dinâmica cerebral diferentes daqueles que responderam “não” à mesma pergunta. Aqueles, os do “sim”, apresentavam falhas nas conexões de fibras nervosas que ligam o cérebro às áreas responsáveis pelas emoções, atenção e tomadas de decisão.

http://news.bbcimg.co.uk/media/images/57832000/jpg/_57832478_p3320456-white_matter_fibres,_dti_scans-spl.jpg

As conclusões do estudo chinês são que o uso excessivo de Internet afeta a estrutura cerebral dos usuários e que pessoas com dificuldade em tomar decisões e com baixo auto-controle são mais suscetíveis a se tornarem viciadas na Internet, segundo o TG Daily.

Fonte: Geek

Um comentário:

  1. O que mais me chama a atenção nestas matérias falando de "internet prejudicial" é que os cientistas sempre são chineses. Por que será, né? Justamente representantes de um dos países mais repressores do uso dos meios digitais sociais!! Curioso!

    ResponderExcluir