Os usos da realidade aumentada vêm se expandindo, e agora vão bastante além de deixar games mais divertidos ou decorar o pára-brisa do carro com widgets sobre o clima. Pesquisadores da Universidade da Columbia desenvolveram para a Marinha americana um manual de conserto de máquinas baseado em um smartphone e um visor que exibe gráficos em 3D.
O sistema de conserto, ou ARMAR (Realidade Aumentada para Manutenção e Reparo), foi desenvolvido com o Android SDK, mas um iPhone poderia fazer o mesmo. Um smartphone é encaixado em uma pulseira no braço do reparador, e, de acordo com seu movimento e a visão dos óculos, o sistema indica no visor que ferramenta usar e que parafuso apertar, por exemplo.
Quando é necessário instalar alguma peça nova, ela é mostrada no visor em 3D, no lugar onde deveria ficar. Então é só colocar a peça real no lugar, que a imagem 3D some. Com o ARMAR, também acaba o problema de tentar identificar quais peças são as retratadas no manual, pois o nome de cada componente da máquina aparece em balões no visor.
Isso tudo faz com que se demore muito menos para consertar uma máquina em situações de emergência, e, quem sabe, pode acabar com a era dos manuais chatos que ninguém lê.
Fonte: info.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário