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terça-feira, 4 de outubro de 2011

LE POSTICHE

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Com mais de três décadas de história, a LE POSTICHE conquistou um alto grau de fidelidade de seus clientes através de uma ótima variedade de produtos e preços competitivos, sendo considerada pelo consumidor como a marca “top of mind” em artigos de couro, acessórios e soluções para viagem.

A história
A história da LE POSTICHE tem origem em uma fábrica de perucas que Antônio Restaino e Antonio Passos, então sócios no renomado salão de beleza Antoine, fundaram no final da década de 60. A transformação ocorreu em meados dos anos 70 quando a manufatura de perucas abriu espaço para a produção de artigos de couro. Em 1978, Antônio e seu filho Álvaro inauguraram a primeira loja LE POSTICHE, que em francês significa “O postiço”, na Alameda dos Maracatins, no bairro paulista de Moema, em parceria com os sócios José Nelson de Aguiar Fernandes e Antonio Isidro Fernandes. Rapidamente a pequena loja adotou a filosofia de especializar-se no segmento de artigos de couro, oferecendo grande variedade de produtos com qualidade e preços baixos. O segundo passo para que o negócio se transformasse na marca conhecida que é hoje, com unidades nas principais capitais do país, foi a abertura de uma loja no Shopping Ibirapuera, em São Paulo.

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Nos anos seguintes, Álvaro transformou a marca LE POSTICHE em sinônimo de varejo de bolsas e artigos de viagem ao abrir outras unidades. A partir daí, a LE POSTICHE ingressou em uma fase de crescimento acelerado. Somente entre 1982 e 1992, a rede passou de um total de cinco para 48 lojas. Esse período marcou o início da expansão por meio do sistema de franquia, com a inauguração, a partir de 1989, das primeiras lojas franqueadas nas cidades de São José do Rio Preto (interior de São Paulo), Brasília, Curitiba, Campinas e na região do ABC paulista. No final dos anos 90, a rede adotou uma nova proposta que buscava deixar suas lojas com um aspecto mais moderno através da utilização de equipamentos diferentes, um ambiente menos poluído, mais confortável e com uma comunicação mais eficaz.

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Logo em seguida, a rede passaria por mais uma provação com a divisão societária da empresa. Álvaro ficou com o direito sobre a marca, mas com menos lojas na rede. Essa crise deu início a um momento de reorganização na empresa, com enxugamento da estrutura, a diminuição de pessoal e a interrupção da expansão por meio de franquias. Tendo em vista a proposta de troca de conceitos dentro da empresa, no início de 2000, a LE POSTICHE mudou sua estratégia de expansão, trocando o sistema de franquias pelo licenciamento da marca.

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Em 2005, foi a vez de outro reposicionamento da marca, agora voltado para o conceito de moda dentro do negócio. O layout das lojas, que ficou mais prático e funcional, foi completamente atualizado e a marca ganhou um novo logotipo. Ao mesmo tempo, a empresa passou por uma atualização geral, que incluiu mudanças na comunicação, uniformes dos vendedores, embalagens e papelaria. Além disso, a rede investiu em marketing sensorial para aguçar os sentidos dos clientes, com cores, aromas e sons, como por exemplo, o lançamento de um aroma exclusivo (uma fragrância exclusiva de erva cidreira, tangerina, chá verde e rosas) e uma trilha sonora personalizada para todas as lojas. O ano de 2007 marcou o início das vendas pela Internet, em uma parceria com aAmericanas.com, e a inauguração de um centro de distribuição próprio. Recentemente, a empresa fechou uma parceria com a Ace Seguros para oferecer seguro de bagagem. A contratação pode ser feita na compra de malas e trata-se de mais uma aposta para aumentar a fidelidade da clientela. Além disso, a linha de produtos foi ampliada com o início da venda de óculos e relógios.

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As mudanças vividas pela rede atualmente, que começaram quando Alessandra Restaino, filha do fundador, assumiu o comando da empresa, vão muito além do portfólio e diversificação da linha de produtos. Ela redefiniu o público-alvo da marca: consumidoras na faixa entre 25 e 40 anos. O que inclui desde mulheres solteiras e independentes financeiramente até as casadas e com filhos. Afinal, são elas as responsáveis por abastecer filhos e maridos com os itens vendidos pela rede. Além do reposicionamento, a rede tem outras cartas na manga para atingir a meta de fechar 2012 com receita 35% maior em relação a este ano. Uma delas é a abertura de 50 lojas. A outra é a reforma radical das unidades atuais, processo que começou no fim de 2010 e já foi adotado em mais de 15 pontos de venda. Com o novo conceito as lojas ficaram mais organizadas e os produtos separados por categorias: dia a dia, lazer, viagem, esporte, infantil, homem, organização e presentes. Hoje em dia, mantendo sua tradição de variedade de preços e produtos, a rede introduz conceito de moda acessível, aliando modernidade e estilo. O mix de produtos é renovado a cada dois meses, transformando as lojas em uma rede de tendências que atende desde os mais jovens até homens e mulheres dos mais diferentes “lifestyles”, do casual ao executivo, do básico ao fashion.

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A evolução visual
Em 2005 a identidade visual da marca passou por uma remodelação radical, ganhando letras mais finas e arredondadas e adquirindo um posicionamento mais relacionada a moda e estilo.

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Além disso, as lojas da rede também foram completamente repaginadas, onde uma nova arquitetura deu ares mais sofisticados ao ambiente.

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Os slogans
Le Postiche fica ótima em você. (2004)

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Dados corporativos
● Origem:
Brasil
● Fundação: 1978
● Fundador:
Antônio e Álvaro Restaino
● Sede mundial:
São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca:
Le Postiche Indústria e Comércio Ltda.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Alessandra Restaino
● Faturamento: R$ 240 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 240
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 1.200
● Segmento: Varejo
● Principais produtos:
Malas, acessórios de viagem e bolsas
● Slogan: Não tem
● Website: www.lepostiche.com.br

A marca no Brasil
A LE POSTICHE, que é atualmente a maior rede de bolsas, malas e acessórios de viagem da América Latina, possui mais de 240 lojas localizadas em 23 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, que vendem uma grande linha de produtos, que vão de malas, bolsas, mochilas, carteiras e cintos, passando por acessórios, como óculos e relógios, até seguros para a perda de bagagem. A rede possui ainda uma Mega Store em São Paulo, a maior loja de artigos de viagem e acessórios de couro da América Latina, com 2.000 m². A rede fatura estimados R$ 240 milhões por ano, entre a receita própria e os royalties obtidos dos licenciados, além de vender mais de 3 milhões de itens anualmente.

Você sabia?
A equipe de estilo da marca desenvolve itens de acordo com as últimas tendências da moda, buscando em viagens e referências internacionais o que há de mais novo, de acordo com o desejo de consumo do público brasileiro.
A equipe de vendas é composta quase exclusivamente por mulheres, todas muito bem equipadas para atender a clientela.

Fonte: Mundo das Marcas

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