Palestra da Rovio no Brasil Games Show (Foto: Divulgação)
Jere Erkko deixou bem claro qual é a posição da Rovio sobre a política de aprovação de jogos no Brasil, reclamando muito da postura do Ministério da Justiça, que exige que a App Store faça uma classificação etária prévia que na prática inviabiliza a venda de jogos mobile no país. Este verdadeiro absurdo tem paralelo em nenhum país do mundo, e a Rovio chegou ao extremo de contratar um especialista em Lobbys em Brasília para tentar conseguir a aprovação dos jogos. Um ponto interessante do mercado brasileiro é que o país é o número 3 do mundo em downloads para o Google Chrome, que superam inclusive os downloads feitos em dispositivos móveis no país.
A empresa começou com uma equipe de 10 pessoas, mas hoje em dia já conta com mais ou menos 200 profissionais entre designers e programadores. Além de Angry Birds e seus derivados, a Rovio também está criando novos projetos. A empresa investe muito em marketing para ampliar o alcance da sua maior franquia, apostando tanto no caminho tradicional de um comercial na final do Superbowl (um dos minutos de exibição mais caros do mundo), quanto em ações de marketing viral, mas em um contexto totalmente diferente.
Palestra da Rovio no Brasil Games Show (Foto: Divulgação)
Outra mostra da popularidade mundial de Angry Birds, são os bichos de pelúcias, que infelizmente segundo Erkko, estão presos na alfândega do Brasil. Ele diz que a Rovio está sempre preparando novas surpresas para a divulgação da franquia, e como os jogos da empresa, as apostas de marketing parecem insanas, mas são muito bem planejadas e executadas. Basta lembrar que estamos falando de uma empresa que criou um jogo vendido a 99 centavos, e que rende milhões de dólares.
Além dos investimentos em marketing, a empresa também tem feito parcerias incríveis para divulgar seus produtos, incluindo aí um filme de animação com os pássaros, desenvolvido em parceria com a 20th Century Fox, a mesma produtora do filme Rio, que divulgou a versão especial do jogo Angry Birds Rio. Para Erkko, o importante é contar boas histórias, qualquer que seja o formato dos jogos. A Rovio também comprou um estúdio de animação fazer seus próprios vídeos e desenvolver um conteúdo mais interessante para estas animações, além de outras mídias. A ideia é quebrar as barreiras, tem muitas oportunidades no caminho, e apesar da empresa saber que é impossível aproveitar todas, Jere Erkko diz que a Rovio sabe como usar a sua capacidade para aprender a cada dia algo novo.
Palestra da Rovio no Brasil Games Show (Foto: Divulgação)
Perguntei a ele se a Rovio tem a consciência da força e impacto de Angry Birds na cultura, já que o meu filho gosta mais dos pássaros do que do Mickey Mouse, e ele me respondeu que sim, passando a informação impressionante de que os Angry Birds são hoje em dia a terceira marca mais pirateada depois de Disney! Jere Erkko aproveita pra destacar que todos os jogos da Rovio são completos, e não teasers ou demos. Tratam-se de jogos inteiros, pagos ou de graça, monetizados através de publicidade.
Fonte: Tech Tudo
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