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sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Angry Birds: Confira como foi a palestra da Rovio no Brasil Games Show

A Brasil Game Show, maior feira internacional de jogos da América Latina, começou no último dia 05 com a conferência da Rovio, produtora de games responsável pelo incrível sucesso Angry Birds, que se tornou uma verdadeira referência em aplicativos mobile. A palestra foi feita por Jere Erkko, vice presidente da Rovio para a América Latina, e destacou o crescimento inédito da empresa e de sua principal franquia, desde que ela foi lançada pela primeira vez na App Store do iPhone em 2009. Tudo começou com um simples jogo mobile. Depois surgiram as vendas dentro do aplicativo, e hoje em dia a Rovio já tem parcerias com grandes empresas para divulgar o jogo Angry Birds e suas versões.

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Palestra da Rovio no Brasil Games Show (Foto: Divulgação)

Jere Erkko deixou bem claro qual é a posição da Rovio sobre a política de aprovação de jogos no Brasil, reclamando muito da postura do Ministério da Justiça, que exige que a App Store faça uma classificação etária prévia que na prática inviabiliza a venda de jogos mobile no país. Este verdadeiro absurdo tem paralelo em nenhum país do mundo, e a Rovio chegou ao extremo de contratar um especialista em Lobbys em Brasília para tentar conseguir a aprovação dos jogos. Um ponto interessante do mercado brasileiro é que o país é o número 3 do mundo em downloads para o Google Chrome, que superam inclusive os downloads feitos em dispositivos móveis no país.

A empresa começou com uma equipe de 10 pessoas, mas hoje em dia já conta com mais ou menos 200 profissionais entre designers e programadores. Além de Angry Birds e seus derivados, a Rovio também está criando novos projetos. A empresa investe muito em marketing para ampliar o alcance da sua maior franquia, apostando tanto no caminho tradicional de um comercial na final do Superbowl (um dos minutos de exibição mais caros do mundo), quanto em ações de marketing viral, mas em um contexto totalmente diferente.

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Palestra da Rovio no Brasil Games Show (Foto: Divulgação)

Um bom exemplo das ações virais são partidas de Angry Birds patrocinadas pela Nokia, que são feitas em grandes telões durante shows de rock e festivais, nas quais o público joga de maneira interativa, ajustando a potência de cada arremesso dos pássaros com o volume dos seus gritos. A brincadeira acontece em dois eventos distintos, que competem para ver quem consegue obter mais estrelas em Angry Birds, de acordo com a sua animação. O resultado é que nas matérias dos jornais nos dias depois do evento, o jogo Angry Birds foi mais falado do que alguns shows do festival! A empresa também vai fazer uma ação no Grande Prêmio de Fórmula 1 em Cingapura nas próximas semanas, também aproveitando a animação do público.

Outra mostra da popularidade mundial de Angry Birds, são os bichos de pelúcias, que infelizmente segundo Erkko, estão presos na alfândega do Brasil. Ele diz que a Rovio está sempre preparando novas surpresas para a divulgação da franquia, e como os jogos da empresa, as apostas de marketing parecem insanas, mas são muito bem planejadas e executadas. Basta lembrar que estamos falando de uma empresa que criou um jogo vendido a 99 centavos, e que rende milhões de dólares.

Além dos investimentos em marketing, a empresa também tem feito parcerias incríveis para divulgar seus produtos, incluindo aí um filme de animação com os pássaros, desenvolvido em parceria com a 20th Century Fox, a mesma produtora do filme Rio, que divulgou a versão especial do jogo Angry Birds Rio. Para Erkko, o importante é contar boas histórias, qualquer que seja o formato dos jogos. A Rovio também comprou um estúdio de animação fazer seus próprios vídeos e desenvolver um conteúdo mais interessante para estas animações, além de outras mídias. A ideia é quebrar as barreiras, tem muitas oportunidades no caminho, e apesar da empresa saber que é impossível aproveitar todas, Jere Erkko diz que a Rovio sabe como usar a sua capacidade para aprender a cada dia algo novo.

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Palestra da Rovio no Brasil Games Show (Foto: Divulgação)

Perguntei a ele se a Rovio tem a consciência da força e impacto de Angry Birds na cultura, já que o meu filho gosta mais dos pássaros do que do Mickey Mouse, e ele me respondeu que sim, passando a informação impressionante de que os Angry Birds são hoje em dia a terceira marca mais pirateada depois de Disney! Jere Erkko aproveita pra destacar que todos os jogos da Rovio são completos, e não teasers ou demos. Tratam-se de jogos inteiros, pagos ou de graça, monetizados através de publicidade.

Fonte: Tech Tudo

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