A Anvisa(Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou hoje uma resolução que obriga as peças publicitárias de produtos com alta quantidade de açúcar, gorduras, sódio, além de bebidas com baixo teor nutricional, a serem acompanhadas de mensagens alertando para os riscos à saúde em caso de consumo excessivo. A medida deve ser adotada pela indústria em 180 dias.
Segundo a Anvisa, a medida visa “coibir práticas excessivas que levem o público, em especial o infantil, a padrões de consumo incompatíveis com a saúde e que violem seu direito à alimentação adequada”.
Um exemplo de mensagem que deve ser veiculada pelas indústrias é: “O (nome/ marca comercial do alimento) contém muita gordura trans e, se consumida em grande quantidade, aumenta o risco de doenças do coração”.
Quando o alimento possuir quantidade elevada de dois ou mais nutrientes deverá ser aplicado o seguinte alerta em relação aos nutrientes: “O (nome/ marca comercial do alimento ou conjunto) contém muito (a) [nutrientes que estão presentes em quantidades elevadas], e se consumidos(as) em grande quantidade aumentam o risco de obesidade e de doenças do coração”.
A resolução vale também para bebidas como refrigerantes, refrescos artificiais, concentrados para o preparo de bebidas à base de xarope de guaraná ou groselha e chás prontos para o consumo. Também deve ser informada a presença de cafeína, taurina, glucoronolactona ou qualquer substância que atue como estimulante no sistema nervoso central.
Fonte: BehindBrands
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